Superthal e Caravana da Coca-Cola fazem noite mágica em Bom Jardim
Com a proximidade das festas de fim de ano, os comércios e residências começam a ganhar mais luz com as decorações natalinas. No entanto, este também é o momento de tomar medidas de segurança para se evitar acidentes elétricos que, dependendo da gravidade, podem ser fatais.
De acordo com um levantamento da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, mais de 50% dos incêndios de origem elétrica registrados em 2023 ocorreram em casa. O segundo lugar com maior número de ocorrências foi ocupado por pequenos e grandes comércios, com 20% dos episódios identificados pela associação.
“Equipamentos elétricos manuseados de forma imprudente podem gerar curto-circuito, choques e até incêndios. Por isso, reforçamos tanto a orientação de ser cauteloso e, sempre que necessário, ter o acompanhamento de um profissional habilitado para realizar serviços elétricos”, ressalta a coordenadora de Operação, Luciana Acácio.
Entre as orientações, destacam-se:
- Verifique a qualidade das lâmpadas: antes de pendurar as luzes de Natal, inspecione-as cuidadosamente. Certifique-se de que não há fios desgastados, conectores danificados ou lâmpadas quebradas. Substitua qualquer item comprometido para evitar curtos-circuitos.
- Utilize tomadas e extensões adequadas: evite sobrecarregar tomadas e extensões elétricas. Distribua a carga de forma uniforme e nunca conecte mais dispositivos do que a capacidade da tomada permite. Se necessário, opte pelo uso de extensões com proteção contra sobrecarga.
- Proteja as instalações externas: para aqueles que decoram o exterior de suas casas, certifique-se de utilizar luzes e decorações específicas para uso externo. Esses dispositivos são projetados para resistir às condições climáticas adversas e reduzem o risco de choques elétricos.
- Mantenha áreas úmidas livres de eletricidade: evite instalar decorações elétricas em locais propensos a umidade, como próximo a fontes de água. Além disso, não manuseie dispositivos elétricos com as mãos molhadas, pois isso aumenta o risco de choques.
- Desligue as luzes e outros dispositivos elétricos decorativos sempre que você não estiver em casa ou quando for dormir. Isso não apenas economiza energia, mas também reduz o risco de incêndios acidentais.
- Fique atento aos sinais como faíscas, cheiro de queimado ou interruptores aquecidos. Se notar qualquer um desses sinais, desconecte imediatamente o dispositivo e procure a assistência de um profissional.
A empresa reforça que, em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, a comunidade contate por meio do telefone 0800 032 0196 ou um dos canais a seguir:
- Aplicativo para celular Energisa On
- Agência Digital www.energisa.com.br
- Gisa (assistente virtual do WhatsApp): www.gisa.energisa.com.br