Firjan e prefeitura firmam parceria para simplificar processos de licenciamento de obras em Nova Friburgo

Em reunião do Conselho Empresarial da Firjan Centro-Norte, no dia 16 de novembro, a Firjan e a Prefeitura de Nova Friburgo firmaram parceria para o “Licença 4.0”, um projeto inédito no estado cujo objetivo é analisar os processos de licenciamento de obras para reduzir o tempo de tramitação. O município é o segundo a aderir ao programa, que começou em Três Rios, a expectativa é que seja expandido para outras regiões.

Essa é mais uma iniciativa que integra um projeto maior, o Rio Construção, que lançamos em agosto. O objetivo é identificar oportunidades de melhorias nos processos de licenciamento de obras, para simplificar etapas e reduzir prazos de tramitação”, ressalta Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.

Na primeira fase do programa, iniciada no mês passado, a equipe técnica da Firjan, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, mapeou o fluxo dos processos no estado atual. Em seguida, serão propostas melhorias para dar mais celeridade a todas as etapas envolvendo o licenciamento de obras e construções, nas suas diversas modalidades e tipologias construtivas.

A assinatura deste protocolo demonstra o interesse e a necessidade do município em realizar a desburocratização de forma responsável dos processos relacionados à construção civil. Através da parceria com a Firjan, estamos dando mais um importante passo, contribuindo para que Nova Friburgo possa se desenvolver ainda mais”, finalizou o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon.

Estrada do Contorno é tema de discussão no Conselho Empresarial

Outro tema discutido pelos conselheiros foi a construção da estrada do contorno. A pauta já está em andamento desde agosto, quando a regional reuniu autoridades e o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) para a retomada do projeto. Na próxima semana, o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, vai encaminhar a demanda ao governador.

É um pleito antigo, de mais de dez anos, dos empresários da região: o projeto da Estrada do Contorno, visando desafogar Nova Friburgo do trânsito do transporte de carga. É, sem dúvida, um projeto muito relevante para o desenvolvimento de toda a região Centro Norte”, ressaltou o presidente.

A construção da estrada do contorno é prioridade para nós, pois temos a necessidade de redução do fluxo de veículos no trânsito central e compreendemos a importância desse projeto para a nossa região”, Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense.

Segundo o presidente do Sindmetal, Mauro Alvim, as cimenteiras de Cantagalo possuem grande demanda de fluxo de caminhões, contribuindo para o gargalo na rodovia principal de Nova Friburgo. “Cerca de 500 caminhões passam pela RJ 116 por dia entre Cantagalo e Nova Friburgo, deixando o trânsito pesado. A estrada do contorno resolveria esse transtorno”, disse.

Ver anterior

Juíza de São Sebastião do Alto recebe homenagem na Alerj

Ver próximo

Trajano Esporte Clube confirma participação em Copa no Espírito Santo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!