Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Em reunião do Conselho Empresarial da Firjan Centro-Norte, no dia 16 de novembro, a Firjan e a Prefeitura de Nova Friburgo firmaram parceria para o “Licença 4.0”, um projeto inédito no estado cujo objetivo é analisar os processos de licenciamento de obras para reduzir o tempo de tramitação. O município é o segundo a aderir ao programa, que começou em Três Rios, a expectativa é que seja expandido para outras regiões.
“Essa é mais uma iniciativa que integra um projeto maior, o Rio Construção, que lançamos em agosto. O objetivo é identificar oportunidades de melhorias nos processos de licenciamento de obras, para simplificar etapas e reduzir prazos de tramitação”, ressalta Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.
Na primeira fase do programa, iniciada no mês passado, a equipe técnica da Firjan, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, mapeou o fluxo dos processos no estado atual. Em seguida, serão propostas melhorias para dar mais celeridade a todas as etapas envolvendo o licenciamento de obras e construções, nas suas diversas modalidades e tipologias construtivas.
“A assinatura deste protocolo demonstra o interesse e a necessidade do município em realizar a desburocratização de forma responsável dos processos relacionados à construção civil. Através da parceria com a Firjan, estamos dando mais um importante passo, contribuindo para que Nova Friburgo possa se desenvolver ainda mais”, finalizou o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon.
Estrada do Contorno é tema de discussão no Conselho Empresarial
Outro tema discutido pelos conselheiros foi a construção da estrada do contorno. A pauta já está em andamento desde agosto, quando a regional reuniu autoridades e o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) para a retomada do projeto. Na próxima semana, o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, vai encaminhar a demanda ao governador.
“É um pleito antigo, de mais de dez anos, dos empresários da região: o projeto da Estrada do Contorno, visando desafogar Nova Friburgo do trânsito do transporte de carga. É, sem dúvida, um projeto muito relevante para o desenvolvimento de toda a região Centro Norte”, ressaltou o presidente.
“A construção da estrada do contorno é prioridade para nós, pois temos a necessidade de redução do fluxo de veículos no trânsito central e compreendemos a importância desse projeto para a nossa região”, Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense.
Segundo o presidente do Sindmetal, Mauro Alvim, as cimenteiras de Cantagalo possuem grande demanda de fluxo de caminhões, contribuindo para o gargalo na rodovia principal de Nova Friburgo. “Cerca de 500 caminhões passam pela RJ 116 por dia entre Cantagalo e Nova Friburgo, deixando o trânsito pesado. A estrada do contorno resolveria esse transtorno”, disse.