Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O futuro Centro de Desenvolvimento do Basquete Brasileiro será no Ginásio Firjan SESI Esportivo Frederico Sichel, em Conselheiro Paulino. Protocolo de Intenções foi assinado em evento que reuniu representantes das instituições, autoridades e profissionais do esporte
Na tarde de quinta-feira (09/12), a Firjan SESI selou a sua parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) que vai transformar Nova Friburgo na cidade do basquete no Brasil. O Ginásio da Firjan SESI Esportivo Frederico Sichel será adaptado para ser a casa da Seleção Brasileira de Basquete, um Centro de Desenvolvimento do Basquete Brasileiro, aliado a um espaço para projetos sociais ligados ao esporte. Haverá ampliação do equipamento, com construção de quadras auxiliares, novas arquibancadas, sala de imprensa, posto médico, refeitórios, entre outras instalações para comportar toda a estrutura que os treinos de alto rendimento e competições de grande porte demandam.
“Será uma excelente oportunidade de trazer grandes eventos, movimentar a economia e, claro, incentivar o esporte em Nova Friburgo e região”, destacou a presidente da Firjan Centro Norte, Márcia Carestiato.
A união entre a CBB e a Firjan SESI foi uma articulação dos empresários de Nova Friburgo, através de Márcia Carestiato, e de Dalton Carestiato, Conselheiro Emérito da Firjan. “Vi a inauguração desse ginásio, em 1993. Vê-lo se transformar num Centro de Treinamento do basquete brasileiro é ter a certeza de que estamos deixando um grande legado para o esporte e o desenvolvimento social de Nova Friburgo”, ressaltou Dalton, um dos grandes incentivadores da construção desse espaço, que na época foi chamado de “Maracanãzinho do interior”.
“Essa é a concretização de um sonho antigo de todos que querem ver essa cidade progredir e se tornar referência brasileira no esporte, além de gerar oportunidades. Deixaremos um legado para as gerações futuras”, completou a presidente da Firjan Centro Norte.
A reforma do espaço está orçada em aproximadamente R$ 11 milhões e a expectativa é de que a duração seja de um ano e meio, com previsão de conclusão em 2023.
Para Alexandre dos Reis, Diretor Regional Senai e Diretor Superintendente do Sesi, essa parceria vai transformar Nova Friburgo e o basquete brasileiro: “Queremos proporcionar o protagonismo que o esporte merece para que, além de treinos e grandes competições, esse espaço seja também um agente de oportunidades para o desenvolvimento humano e social, através de projetos de profissionalização de atletas da comunidade e projetos de saúde”, frisou Reis.
Um dos objetivos é que a Firjan SESI apoie empresas na formulação e submissão de projetos esportivos às leis de incentivo ao esporte, que permitem reverter um percentual de impostos devido para o investimento em projetos sociais de estímulo à promoção da qualidade de vida através da prática de esportes no Ginásio Firjan SESI Esportivo Frederico Sichel.
Carlos Roberto Fontenelle, secretário Geral da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), comemorou: “Nós temos a chance de desenvolver o basquete andante e cadeirante. Hoje estamos dando um passo espetacular nessa parceria com Firjan SESI. Se a cidade já respirava basquete, agora vai respirar ainda mais. O objetivo é na inauguração, no segundo semestre de 2023, trazer uma competição sul-americana de base pra cá”. Emocionado, Gerasime Nicolas Bozikis, o Grego, membro da Federação Internacional de Basquete (Fiba) e ex-atleta friburguense, comentou: “Teremos um ginásio que será algo único no Brasil!”.
Daniel Riente, presidente da Federação de Basketball do Estado do Rio de Janeiro (Feberj), também compareceu ao evento de assinatura do protocolo de intenções, que aconteceu na Firjan SENAI Espaço Moda. O prefeito da cidade, Johnny Maycon, destacou a grande contribuição da Firjan SESI no desenvolvimento de Friburgo ao longo dos anos. “Esse projeto vai fomentar e fortalecer o turismo, nossa economia, e vai gerar desenvolvimento econômico e social. Muito obrigada, em nome de todos que amam o esporte”, finalizou.