Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Realizada semana passada, de 20 a 23 de novembro, a Feira Literária de Cantagalo (Flican) foi marcada, entre outras atividades, pela participação da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o projeto ‘Ciência sob Tendas’, e pelo lançamento de livros. Na sexta (22), por exemplo, a programação teve início às 9 horas, quando o ‘Ciência sob Tendas’, da UFF, tomou conta da Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, atraindo os olhares curiosos de adultos e crianças. Foram várias brincadeiras educativas, de estímulo à memória, além de uma verdadeira aula de ciência na rua, com apresentação de partes internas do corpo humano, a explicação sobre o funcionamento dos órgãos, microscópicos para observação de microorganismos, experimentos diversos, entre outras atrações, que tomaram conta da praça até às 16 horas, onde também uma editora e duas livrarias expuseram livros de diversos autores.
Outros importantes momentos da Flican foram os lançamentos de livros. Na sexta (22), por volta das 10 h, foi a vez do professor Rick Azevedo da Cunha, gestor do Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides, que lançou e autografou a sua obra ‘Vila de São Isidro Lavrador’, pela Editora Nitpress. O livro reúne contos sobre histórias acontecidas dentro de um único local – a Vila – que ora é apenas o cenário e ora se torna um personagem com sentimentos e ações quando elas são feitas em coletividade.
A cerimônia de lançamento também foi coroada pela apresentação de uma minipeça teatral formada por alunas do autor no Colégio Euclides da Cunha. A encenação teve por base conto de autoria de Rick Azevedo da Cunha, também baseada na fictícia Vila de São Isidro, embora o texto apresentado na peça não faça parte do livro.
A outra obra foi lançada à noite, por volta das 18 horas, de maneira bem informal, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, quando vários convidados se reuniram para apreciar ‘Euclides da Cunha – da Face de um Tapuia’, de autoria do casal Anabelle Sangenis e Luiz Fernando Conde Sangenis, também pela Editora Nitpress. A obra faz parte da coleção ‘Introdução aos Clássicos Fluminenses’, que reúne, de forma inédita, os autores clássicos de origem fluminense que contribuíram para a formação literária brasileira.
A obra, conforme explicaram os autores, é um trabalho biográfico e de seleção de textos antológicos do escritor cantagalense Euclides Rodrigues da Cunha. As secretárias de Educação, Lucinha Farah Noronha, e de Cultura, Ana Paula Giron, defenderam a utilização do trabalho nas escolas, já que o trabalho desmistifica um pouco a história de vida e morte de Euclides da Cunha, como a sua real entrada em Canudos (BA); sua ida à Amazônia, deixando, por meses, a família no Rio de Janeiro; a sua morte violenta e covarde; e a sua origem humilde e do interior (Cantagalo), levando-o até a se considerar como um “tapuia”, um termo ligado à designação de indígenas, principalmente os que não dominavam a língua tupi.
Complementando a programação da Flican, a sexta ainda apresentou algumas sessões de contação de estórias, com participação das professoras Andréa Reis e Lílian Mansur Wermelinger, na secretaria de Cultura; palestra com o psicanalista Fábio Ismério voltada a alunos do curso de Formação de Professores, no auditório do Cederj (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro); Encontro do Carnaval fora de Época com a Literatura, realizado no Asilo da Velhice Visconde de Pinheiro, e que também contou com participação da Associação Pestalozzi.
No coreto da Praça João XXIII, foi realizado o ‘Café Literário com os Trovadores’, reunindo poesia, trovas e histórias. Participaram trovadores como Ruth Farah, Adalto Machado, Rick Azevedo e Ludmar Lameirinhas Longo. Durante o evento, foi anunciado, para março, a décima edição dos Jogos Florais de Cantagalo, marcando os 200 anos do município.
O penúltimo dia foi, o mais recheado de atrações da Flican, foi encerrado com música popular brasileira, por conta de Héric Almeida e Banda, no Barril 186, um dos parceiros na realização do evento.