Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Por três dias consecutivos – de 18 a 20 de setembro –, Cantagalo ofereceu uma programação diversificada durante a realização da 8ª Feira Literária de Cantagalo (Flican), que, este ano, teve como patrono o dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta brasileiro Ariano Suassuna, que morreu em julho deste ano.
A conferência ‘Ariano leitor de Euclides: um diálogo entre dois homens dos sertões’, ministrada por Anabelle Loivos Consídera Conde Sangenis, foi realizada no Cantagalo Turismo Hotel. Na conferência, destaque para a admiração que Suassuna nutria por Euclides da Cunha, autor nascido em Cantagalo, em 1866, e, ainda, um documento hoje considerado raro: um vídeo gravado em 2009 de uma palestra ministrada por Ariano Suassuna em Cantagalo, quando esteve na cidade participando do Seminário Internacional 100 Anos sem Euclides, que marcou o primeiro centenário de morte do escritor.
O desfile da Banda de Tambores do Ciep 277 – João Nicoláo Filho (Janjão), participação da Escola de Circo, um espetáculo circense com o palhaço Patrick, contação de estórias (três edições), oficina de trovas, com participação dos trovadores da cidade, oficina de microcontos, entre outras. Escolas das três redes de ensino também fizeram várias apresentações no palco montado na Praça da Matriz.
O 2º Festival Municipal de Poesia nas Escolas de Cantagalo, o Prêmio Euclidiano de Pequenas Narrativas e a palestra ‘Minhas Aventuras Literárias’, do físico, poeta e escritor José Augusto Huguenin, hoje professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Volta Redonda, no sul do estado do Rio de Janeiro.
A Flican foi encerrada com a realização conjunta da Feira de Artesanato de Cantagalo, a apresentação do Cacareco Boneco, o Encontro Potteriano, o Dançando na Linha (realizado no Asilo da Velhice Visconde de Pinheiro) e, à noite, no Cantagalo Turismo Hotel, o lançamento póstumo do livro ‘Estrada Velha’, de Ruy do Carmo Baptista, lançado pelas filhas do autor 34 anos após a morte do autor, um cantagalense, que, na época, morava em Campos, onde também era radialista.
No último dia da Feira Literária, foi disponibilizada uma urna, na Praça da Matriz, para que o público pudesse escolher o patrono da nona edição da Flican, que será realizada em setembro de 2015. Foram oferecidas quatro opções: Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Ruth Rocha e Ziraldo. Das 368 pessoas que votaram, 274 elegeram Ziraldo o homenageado da edição do ano que vem. Os demais resultados foram: Ana Maria Machado (38 votos), Pedro Bandeira (29 votos) e Ruth Rocha (27 votos).