Folias de Reis: festa em Duas Barras

O festival é um dos mais antigos e tradicionais  da região e, por isso, recebe cerca de 50 grupos de folias de todo o estado. Por sua relevância e plasticidade, em 2011 concorreu ao ‘Prêmio  de Cultura’ da Secretaria Estadual de Cultura e ficou entre as três finalistas na categoria “festas folclóricas”, concorrendo com a Festa do Divino de Paraty e Pastoril do Centro do Rio de Janeiro.

O município de Duas Barras é tombado por decreto municipal e reconhecido pelo Inepac (Instituto Estadual do patrimônio Cultural) como patrimônio histórico material do estado do Rio de Janeiro, o que faz da cidade um belo cenário para a manifestação de cultura popular folias de Reis. Por esta razão, durante o evento é comum encontrar fotógrafos profissionais, antropólogos, historiadores e estudiosos desta manifestação circulando pela cidade e registrando a apresentação dos grupos.

Como exemplo, podemos citar Daniel Bitter, antropólogo e fotógrafo que utilizou do festival bibarrense para escrever sua tese de doutorado que trata de simbologia das bandeiras e máscaras das folias de Reis. Em seu livro ‘A Inventividade da tradição. Cultura Popular e suas transformações’ é comum encontrar fotos de símbolos e personagens eternizados em sua obra num belíssimo pano de fundo que é o centro histórico onde acontece o festival.

Em 2011, os grupos de folias de Reis de Duas Barras formalizaram a Associação de Grupos de Folias de Reis que tem como presidente o folião Wilson Pereira dos Santos. A meta da associação é conseguir o reconhecimento das folias de Reis de Duas Barras como patrimônio imaterial do município e ampliar o reconhecimento de sua importância cultural no interior do estado do Rio.

Por último, mas não menos importante, Monnerat, segundo distrito do município, realiza, há 22 anos, seu próprio festival, que acontece sempre após o evento da sede, na segunda semana. Este ano, o festival de Folias de Reis de Monnerat acontecerá neste domingo, dia 15, na Praça Viúva Monnerat. O evento recebe cerca de 30 grupos. Igualmente bela e bucólica, Monnerat merece atenção pela sua personalidade e simpatia.

Ambos os eventos são realização da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, que tem no seu comando o secretário Aílton Táboas e sua equipe.

Ver anterior

Municípios da região são beneficiados com emendas de deputado

Ver próximo

‘Saudade não tem Idade’ retorna dia 28 de janeiro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!