Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
Três folias de reis do município de Cordeiro foram premiadas com R$ 15 mil pelo edital “Folia de Reis RJ 2”, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.
As folias Bandeira Nossa Senhora Aparecida, do Mestre Carlos Alberto Vieira da Silva, do bairro São Luiz; a Bandeira Raiz Nova, do Mestre Manoel Nardélio, do bairro Rodolfo Gonçalves; e a Bandeira Penitentes da Luz do Mundo de Cordeiro, do mestre Cleber Alves Ribeiro, do bairro Rodolfo Gonçalves foram contempladas com o prêmio.
Para participar, o proponente obrigatoriamente comprovou atuar como mestre de Folia de Reis e ter credenciamento prévio junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A contrapartida dos selecionados teve que prever pelo menos uma ação a ser realizada de forma presencial, podendo ser apresentação da folia, festas de arremate, encontro entre folias ou outra atividade presencial no ano de 2023.
Enquadra-se como Folia de Reis a manifestação cultural em forma de auto que reúne em sua composição cantadores e instrumentistas como figuras de Reis Magos, palhaços, bandeireiro, festeiros e coro, em cortejo público, liderados por um Mestre-Folião e um contramestre; realizada por um grupo tradicional de no mínimo 12 pessoas, com vivência e atuação em celebração, festejos e na preservação das tradições de Folias de Reis.
Os mestres reizeiros cordeirenses, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura de Cordeiro, vêm sendo merecedores de premiações estaduais por alguns anos. A equipe municipal, juntamente com os coletivos, auxilia no preenchimento de cadastros on-line, inscrições em editais estaduais, construção dos portifólios sobre as ações desenvolvidas por esses grupos.
A Prefeitura de Cordeiro e a Secretaria de Cultura parabenizam as Folias De Reis premiadas.