No meio de tantas tecnologias, internet e redes sociais, é de se imaginar que os jornais do interior poderiam estar perdendo suas forças, mas em alguns casos é o contrário.
Só para se ter uma ideia, atualmente a Associação dos Diretores de Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Adjori-RJ) tem 46 jornais associados.
Em várias cidades do interior do estado do Rio de Janeiro, a imprensa, mesmo enfrentando suas dificuldades, continua exercendo o papel de informar sua comunidade.
Podemos citar os jornais “A Folha“, de Santo Antônio de Pádua; o “Centro Norte“, de Itaocara; “JORNAL DA REGIÃO”, de Cantagalo; e o jornal “Capital, Mercado & Negócios“, da Baixada Fluminense, que levam, para suas comunidades, informações importantes e de utilidade pública para seus leitores.
O JORNAL DA REGIÃO, fundado em 1986, pelo editor Célio Figueiredo, iniciou com edições quinzenais. Mas o jornal já foi bi-semanário, e atualmente é semanal, com circulação impressa em 10 municípios da região Centro Norte Fluminense. Desde 2015, passou estar na internet, com a criação do site (www.jornaldaregiao.com), que é atualizado diariamente com 10 notícias dos municípios da região. Nas redes socais, o JORNAL DA REGIÃO está presente no Facebook e no Instagram, e no WhatsApp, onde conta com um grupo de participantes, que recebe atualizações diárias das notícias.
“Os jornais do interior tem a obrigação de divulgar os fatos e atos nas comunidades locais. É através deste veículo de comunicação que as comunidades têm o registro histórico da sua realidade. Os jornais têm o registro de toda a história de um município do interior. Por isso sua força continua forte junto a seus leitores“, garante o jornalista Célio Figueiredo.
Já o jornal “O Centro Norte” foi fundado em 16 de fevereiro de 1980, em Cordeiro, pelo saudoso jornalista e escritor Waldemar Benicio de Almeida. Mais tarde, sob o comando do jornalista José Geraldo Cardoso, sua sede foi para Itaocara e passou a circular nos municípios de Itaocara, Aperibé e Cambuci.
“O jornal do interior presta um serviço inestimável às comunidades por onde circula, considerando que é o veículo mais próximo dos acontecimentos, publicando os eventos locais, formaturas e aniversários, além do acompanhamento das ações do Prefeito e da administração municipal como um todo, além das atividades do Poder Legislativo“, defende o experiente jornalista José Geraldo Cardoso.
O jornal “A Folha“, com sede em Santo Antônio de Pádua, circula desde 1º de outubro de 1980, sempre com o mesmo editor, Astrogildo Batista Milagres, que tem 45 anos de profissão, e está semanalmente nas cidades da região Noroeste.
“O que, para alguns, é ‘apenas’ mais um comunicador, o jornalista de jornais impressos no interior é que dá pautas para a grande mídia, uma vez que é esse profissional que sabe o que acontece nos municípios, a célula da sociedade. É no município que as coisas acontecem e os grandes veículos de comunicação não chegam“, afirmou Astrogildo Milagres.
O dono do jornal “A Folha” também destacou a relação da imprensa do interior com a grande mídia. “Nós, jornalistas do interior, sabemos nomes, fatos e história do Brasil real. Com experiência nos jornais da capital (três na cidade do Rio de Janeiro), afirmo, sem medo de errar, que sem o profissional do interior, a grande mídia fica só nos bastidores dos governos e não na realidade das cidades que formam a nação“, garantiu.
O jornal “Capital, Mercado & Negócios” foi fundado em outubro de 2009, tem periodicidade quinzenal e um site com atualização diária. A circulação da edição é impressa na Baixada Fluminense e capital. O editor é o jornalista Marcelo Cunha, que já atua no ramo há aproximadamente 18 anos.
“O jornal Capital, Mercado & Negócios foi concebido para ser o primeiro veículo da Baixada Fluminense com o foco no segmento que dá o seu nome. O slogan “O valor da informação” é, e sempre foi, o nosso norte, buscando qualidade de conteúdo e apresentação, porque acreditamos que o jornal não deve ser apenas folheado, pois, para cumprir sua função, precisa ser lido“, afirmou Marcelo Cunha, que preside a Associação dos Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Adjori-RJ).
O jornal “A Tribuna do Interior” está prestes a completar 40 anos. Em 5 de fevereiro de 1984, sua primeira edição chegou às ruas. Sua sede é na cidade de Vassouras. Jornal mais antigo do Centro-Sul Fluminense, durante três décadas teve suas edições impressas disponibilizadas semanalmente. Nos últimos anos, sua edição tem sido quinzenal, mas sem contar as notícias diárias, publicadas no site e redes sociais.
Ao longo desses anos, a Tribuna não só foi testemunha ocular da história de Vassouras e região, mas também teve seu protagonismo em grande parte dos acontecimentos. São quatro décadas de histórias lideradas por seu editor, o jornalista Marlos França. Como bem disse o ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco (de 1987 a 1991), “Jornal do Interior, instrumento de trabalho”.
O jornal “Gazeta da Região Serra-Mar” é editado desde fevereiro de 1999, nos dias 10, 20 e 30 de cada mês. Seu editor e proprietário é o jornalista Paulo Sérgio Costa de Jesus, e o jornal tem sede em Trajano de Moraes.
Foi impresso inicialmente na Tribuna de Petrópolis e, após seu fechamento, passou a ser impresso na gráfica da Tribuna de Niterói. Atualmente, circula nos municípios de Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, Macaé, Carapebus, Santa Maria Madalena, Macuco e Cordeiro.