Fórum de Integração das Cidades Serranas é marcado por voz ativa dos prefeitos municipais

O Fórum de Integração, reuniu, no dia 28 de setembro, autoridades e representantes municipais para discutir o desenvolvimento das cidades serranas do interior do estado do Rio de Janeiro. Realizada em Macuco, a reunião buscou debater temas relevantes para o desenvolvimento socioeconômico das cidades fluminenses e também expor as potencialidades, desafios e expectativas para o futuro dos municípios.

O evento contou com a presença do Presidente do Instituto Coalizão, Luís Leão, a Presidente do Conselho da FIRJAN, Márcia Carestiato e também reuniu prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais da região. Estiveram presentes os prefeitos Bruno Boaretto (Macuco); Paulo Barros (Bom Jardim); Fabrício Ayres (Duas Barras); Sérgio Soares (Carmo); Rodrigo Viana (Trajano de Moraes) e Leonan Melhorance (Cordeiro). Além disso, a vice-prefeita de Cantagalo, Manuela Teixeira e o vice-prefeito de Nova Friburgo, Serginho, compuseram o evento.

Carmo

Prefeitos debatem temas vitais para os municípios no Fórum de Integração de Cidades Serranas
Experiente como prefeito do Carmo, Sérgio Soares falou das dificuldades comuns aos demais municípios que integram o bloco regional.

A cidade do Carmo foi representada pela participação do Prefeito Sérgio Soares que evidenciou os desafios e principais objetivos para alcançar o progresso e o crescimento desejado do seu município. O gestor destacou que o Fórum de Integração é uma oportunidade importante para a discussão de políticas públicas na cidade e também defendeu a qualificação dos jovens carmenses e a parceria com o governo do estado:

Um momento propício e oportuno para discutirmos as nossas políticas públicas, a política da terra, as grandes propriedades que estão sendo divididas em pequenos sítios, chácaras para aqueles que vêm de fora. Nós temos que qualificar os nossos jovens para estarem preparados para as empresas que estão por vir, temos que estar preparados para o momento de retorno com evolo, provocado pelo Covid. Saúdo o Governador Cláudio Castro pela visão à frente de seu tempo, proporcionando uma política de interiorização dando oportunidade de levarmos a nossa voz, nossos anseios, nossas vocações, as nossas necessidades, nossas peculiaridades e caminharmos com direção certa rumo ao crescimento e ao progresso focalizado”, ressaltou o prefeito de Carmo.

Trajano de Moraes

Prefeitos debatem temas vitais para os municípios no Fórum de Integração de Cidades Serranas
Rodrigo Viana, prefeito do município de Trajano de Moraes, também deixou sua mensagem e propostas para serem analisadas pelo Fórum.

O prefeito Rodrigo Viana representou Trajano de Moraes destacando, principalmente, o potencial do seu município. Em seu discurso, o gestor defendeu que a cidade tem grandes atributos nas áreas de turismo, pecuária e agricultura, e também salientou que a parceria com o governo do estado e os municípios é a garantia para gerar ainda mais força para as cidades do interior:

Defendo todos os dias que Trajano de Moraes tem um potencial enorme, e a parceria com o governo do Estado, com o Instituto Coalizão Rio, tende a fortalecer ainda mais a região. Trajano é uma cidade com uma pecuária e agricultura fortes. Atendemos diariamente o Centro de Distribuição – Ceasa com alimentos de primeira qualidade. Mas, Trajano também é turismo. Nosso município tem muitas belezas naturais. Por isso, juntos, cada cidade com sua qualidade faz com que sejamos mais fortes por nossa região, após a assinatura do termo”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Cordeiro

Prefeitos debatem temas vitais para os municípios no Fórum de Integração de Cidades Serranas
Leonan Melhorance, de Cordeiro, foi mais um dos prefeitos a fazer suas colocações e contribuir com os relatórios a serem criados.

O prefeito Leonan Melhorance também apresentou ao Fórum de Integração um discurso para destacar o papel da cidade de Cordeiro no desenvolvimento das cidades serranas. O prefeito, em seu pronunciamento, destacou a importância da valorização do interior, tendo em vista o período pós-pandemia e a participação positiva da região na retomada da economia do Estado.

É de extrema importância que caminhemos juntos com o objetivo de estimular e fortalecer as potencialidades de desenvolvimento da nossa região. A união do conhecimento científico e popular são fatores fundamentais nesse processo e a Prefeitura de Cordeiro se coloca como parceira nessa missão”, declarou o prefeito.

Duas Barras

A cidade de Duas Barras marcou presença no encontro através do discurso do prefeito Dr. Fabrício Luiz Lima Ayres. O gestor municipal, durante o evento, pediu a união dos municípios na busca por mais crescimento para a região, destacando o grande potencial da “Serra Carioca”, uma marca sugerida por ele para a promoção do turismo no interior do estado:

Prefeitos debatem temas vitais para os municípios no Fórum de Integração de Cidades Serranas
Dirigindo-se ao presidente do Coalizão Rio, o prefeito de Duas Barras, Doutor Fabrício, falou sobre as peculiaridades da terra de Martinho da Vila.

“Precisamos nos unir, para aproveitar a chance de mudar nossa cultura. Nós temos que ter uma visão de crescimento. Nós temos que governar com uma visão para daqui há 50 anos e nós teremos deixado um legado. (…) Não podemos mais aceitar sermos chamados de “estadinho”, temos que nos unir. A minha querida Duas Barras, como qualquer cidade do interior, ficou esquecida durante anos e anos, por governadores que se achavam prefeitos da cidade do Rio de Janeiro. Temos que aproveitar essa oportunidade única de crescimento. Nós temos a Serra Gaúcha e vamos batizar agora a Serra Carioca (…). Esse é um grande passo para o nosso progresso. Toda cidade precisa ser uma grande cidade, para sermos um grande Estado”, declarou o Prefeito Dr. Fabricio.

Macuco

Elogiado pela organização do Fórum, pelo cumprimento das exigências sanitárias quanto ao uso de máscaras e demais medidas de higienização, o prefeito Bruno Boaretto foi muito aplaudido ao discursar representando a cidade de Macuco. O gestor expôs de forma objetiva os problemas e dificuldades dos municípios, salientando também que a união faz a diferença no desenvolvimento das cidades do interior do estado.

Prefeitos debatem temas vitais para os municípios no Fórum de Integração de Cidades Serranas
Prefeitos Paulo Barros e Bruno Boaretto, de Bom Jardim e Macuco, respectivamente, durante a formação da Mesa de Autoridades.

Unidos podemos diagnosticar nossos problemas, desenvolver nossa região e dar um futuro digno às nossas populações”, disse Bruno Boaretto, que também foi homenageado pelos integrantes da Rede de Desenvolvimento da Região Serrana durante o evento.

Bom Jardim

Por fim, o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, também participou do 1º Fórum de Integração de Cidades Serranas. A presença do gestor municipal foi marcada pela assinatura do convênio de Microcrédito Produtivo Orientado da AgeRio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro). O acordo surge como uma forma de apoiar os empreendedores do município.

Além dos prefeitos, também participaram do evento em Macuco, a vice-prefeita de Cantagalo, Manuela do Paraíba, o vice-prefeito de Nova Friburgo, Serginho Doce Mania e o vice-prefeito de Cordeiro, Elvis Mutti, e vereadores de vários municípios que compõe a região Centro Norte Fluminense.

Ver anterior

Vereador e deputado pedem ao Governo do Estado para realizar a dragagem do Rio Bengalas

Ver próximo

Casa do Compositor Musical une arte, cultura e muita música no centro do Rio de Janeiro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!