Fórum em Macuco

O prefeito de Cordeiro, Leandro Monteiro (PCdoB), por exemplo, defende que o bloco deve envolver apenas os municípios menores, deixando cidades como Nova Friburgo de fora, por apresentar uma realidade populacional, de número de habitantes e de eleitores diferente dos demais.

César Ladeira (PT), prefeito de Carmo, também fez sérias críticas ao direcionamento dos investimentos do Estado. Segundo ele, a “artilharia” está voltada a centros mais desenvolvidos, como a Região Sul, que se beneficia de obras como o Arco Metropolitano. Na região, até a chamada Estrada do Contorno, que tiraria o trânsito de Centro de Nova Friburgo, ainda não conseguiu sair do papel. Para Ladeira, medidas mais voltadas ao desenvolvimento econômico e que dotem a região de infraestrutura estão longe de serem realidade, o que precisa ser mudado com a união dos prefeitos do Centro-Norte Fluminense.

Ao final das contas, os prefeitos presentes defenderam a criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Serra Norte, o que passou pela apresentação do relatório do seminário Visões do Futuro, realizado este ano em Nova Friburgo, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que esteve na organização do fórum de Macuco, que foi encerrado com a assinatura do termo de adesão dos municípios presentes.

Cooperação intermunicipal, fortalecimento das vocações regionais e desenvolvimento de projetos e convênios fizeram parte das discussões. A Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais (Conaci) apresentou informações importantes do funcionamento dos consórcios públicos no Brasil. Casos de sucesso foram apresentados.

O fórum foi uma realização da Trade Assessoria e Projetos, com patrocínio da Caixa/Governo Federal, e apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, e das prefeituras de Macuco, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Bom Jardim, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Carmo.

Ver anterior

Prefeito apresenta Plano Verão com medidas para o período das chuvas

Ver próximo

Acessibilidade

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!