Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) realizaram, no dia 10 de agosto, o Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Caminhos da Serra. O evento aconteceu na Praça Frouthé, no Centro de Santa Maria Madalena, e reuniu os principais representantes da cadeia produtiva do setor, além de autoridades e especialistas em turismo das cidades: Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes, que integram a região turística Caminhos da Serra.
Este foi o 11º encontro realizado com o objetivo de debater a retomada das atividades turísticas e o potencial de atração dos municípios fluminenses. Na primeira parte do Fórum, durante a manhã, foi realizada a assinatura dos Termos de Cooperação com as Prefeituras, que integram a região. Na ocasião, o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Sávio Neves, destacou as ações realizadas ao lado de representantes e lideranças do segmento turístico dos municípios.
A programação do Fórum contou com palestras, mesas e painéis que abordaram assuntos relevantes para o setor. Além disso, a ação também promoveu apresentações culturais dos municípios e uma área para a gastronomia, o artesanato e a cultura regional.
“O fórum acontecer em nossa região simboliza o olhar diferenciado do governo do estado para o interior e contribui para a integração dos municípios da região“, ressaltou Tiago Pecly, presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos da Serra.
“Apesar de fazer peças de crochê, tricot e bordado desde criança, só agora, após a pandemia, quando produzi muito, consegui ver a atividade como profissão. Consegui adquirir a carteirinha de artesã, não tem nem um mês, e usufrui do benefício do desconto que ela me dá para comprar material já para produzir as peças para o fórum. No meio da semana, a gente estar num evento desse padrão nos inspira a fazer diferente, melhorar o nível do nosso trabalho“, comemorou a artesã Nayara Pontes, de Santa Maria Madalena.
“Mesas, casas representando Madalena, decoração, outros produtos em madeira foi o que trouxemos para expor no fórum estadual. São peças produzidas por 30 jovens de Madalena, em média com 14 anos, mantidos pela escola de marcenaria Otto Schuwey. Aqui no fórum, estamos tendo visibilidade e também aprendendo muito com os outros artesãos. A venda será revertida para atendimento aos jovens“, concluiu Karina da Silva, representante da escola Otto Schuwey.
Fotos: Fabrício Gomes