Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O vereador a atual presidente da Câmara de Macuco, Frank Lengruber (PSD), irmão do prefeito Félix Lengruber (PMDB), foi reeleito para mais dois anos à frente do Legislativo Municipal por unanimidade. Lengruber está sem seu quarto mandato como vereador em Macuco. Seu pai, Raul Lengruber, foi vereador por três mandatos em Cordeiro e Macuco. Já seu irmão foi vice-prefeito por dois mandatos e agora é prefeito.
Menos IPTU
A votação na Câmara contra o aumento do IPTU em Cantagalo evidenciou o racha político. E quem saiu perdendo, na avaliação desta coluna, foi o prefeito Saulo Gouvea (PT). Agora, a exemplo de colegas de municípios vizinhos, terá uma Câmara que tenderá à oposição, o que não ocorria no Legislativo há uma década. O interessante, porém, é que o novo presidente (assume em janeiro), Homero Ecard (PSB), votou a favor da nova lei.
Mais IPTU
Enquanto isso, os vereadores Antônio Geraldo (PP) e Sebastião Carvalho, mais conhecido como Tião Carne Seca (PSB), votaram a favor das alterações no IPTU e divulgaram nota junto ao novo presidente, Homero Ecard, nas redes sociais, esclarecendo o seu posicionamento. Os três parlamentares ressaltaram, por exemplo, que não haveria aumento de 200% do imposto, mas queda de 0,5% para 0,4% sobre o valor do imóvel.
Anísio assume Câmara em Cordeiro
A Câmara Municipal de Cordeiro elegeu, no dia 15 de dezembro, o vereador Anísio Coelho, mais conhecido como Anísio do Açougue (PMDB), para presidir a Casa até 2016. Foram oito votos favoráveis à chapa vencedora – além de Anísio, Gilbertinho Salomão (PSDC), Marcelo Sardinha (PMDB), Mário do Detran (PSD), Amilton Biti (PPS), André Chupeta (PPS), Jussara Barrada (PTB) e Gil do Ciep (PCdoB) – contra duas abstenções e três votos contrários – Jáder Maranhão (PT), Leno da Padaria (PR) e Robson Careca (Pros), atual presidente.
Ademir da Bateria eleito em Bom Jardim
O novo presidente da Câmara de Bom Jardim é Ademir Gomes Farias, mais conhecido como Ademir da Bateria (PMDB). Ele foi eleito na noite de segunda-feira, 15 de dezembro, como novo chefe do Poder Legislativo bonjardinense. O peemedebista Ademir da Bateria já acumula 18 anos de vereança, estando no quinto mandato como parlamentar no município.
Vereadores derrubam aumento do IPTU
A Câmara de Cantagalo, por seis votos contra quatro, vetou a nova proposta de lei para o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O principal ponto da proposta, que se baseou em estudos sobre o valor dos imóveis, dizia respeito à reorganização dos pagamentos, fazendo com que muitas famílias tivessem que pagar mais. Votaram contra a proposta os vereadores Ciro Fernandes (PR), Emanuela Teixeira (PHS), Rafael Carvalhaes (PSL), Tadeu Leite (PSB), Zé da Uta (PSL) e Pulunga (PSD).
Eles argumentaram que votaram em favor da população, impedindo um aumento de impostos que poderia asfixiar a saúde financeira de muitas casas. Um dos mais inflamados foi Ciro, outrora da base governista. O aumento era tido como uma das estratégias para aumento das receitas próprias da Prefeitura. O vereador afirmou que a arrecadação caiu por incompetência. A Prefeitura, no entanto, argumenta a necessidade da correção e o cumprimento a normas legais e a determinações de órgãos fiscalizadores.
Presidente reeleito na Câmara de Carmo
O vereador Francisco Carlos Ribeiro (PSB) foi reeleito presidente do Legislativo no município de Carmo. Chicão, como é mais conhecido na cidade, foi eleito vereador pela coligação ‘Carmo para Todos’, que contou com seu partido, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), além da presença das legendas do PDT e do PT. Francisco Carlos Ribeiro, ou simplesmente Chicão, obteve 339 votos dois anos atrás, quando foi eleito.
Presidenta reeleita na Câmara do Alto
Foi eleita, dia 4 de dezembro, a nova Mesa Diretora da Câmara de São Sebastião do Alto. Para o cargo de presidente foi reeleita, pela quarta vez, a vereadora Rosângela Rodrigues, a Ninha (PMDB), que obteve oito dos nove votos da Casa. Com a vitória, Rosângela Rodrigues agora é a vereadora que mais tempo ficou à frente do Legislativo altense, ultrapassando o ex-vereador Tavinho Rodrigues.