Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Obra surgiu de uma carta de Henny Kropf
Filho de Henrique Frauches, ex-prefeito de Cantagalo por dois mandatos – 1955/1958 e 1963/1967 –, Celso da Costa Frauches lançou, no final do ano passado, o livro ‘Henrique Frauches & Cantagalo – Duas Histórias que se Cruzam’, onde faz uma correlação entre a vida de seu pai, que nasceu em Cambuci, no Norte do estado do Rio de Janeiro, mas adotou Cantagalo para viver, após vir para o município com os pais aos 15 anos de idade, instalando-se em São Sebastião do Paraíba, quarto distrito, e Cantagalo, cidade que sempre amou e defendeu ao longo de sua vida particular e política.
O autor mostra o lado político de um homem que tinha uma imensa preocupação com a lisura na administração pública, com enormes contribuições para o município, mas que poucas pessoas sabem, tendo em vista a falta de informação a respeito. “A ideia de lançar este livro nasceu a partir de uma carta enviada a mim há vários anos pela professora Henny Kropf, então diretora da Biblioteca Municipal Acácio Ferreira Dias, solicitando dados biográficos de meu pai (Henrique Frauches). Mandei-lhe um resumo e lhe informei que escreveria um livro para deixar registrada a história do meu pai, recebendo um grande incentivo por parte dela”, conta Celso Frauches, aposentado pela Assembleia Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
A obra, distribuída em órgãos públicos e bibliotecas do município, destaca desde o nascimento, em Cambuci, até a radicação da família em Cantagalo, sua influência na sociedade e na política e o passo a passo de algumas ações de Henrique Frauches.