Friburgo é o primeiro município do Rio a fornecer qualificação para taxistas

Em parceria com o setor de trânsito da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, o Serviço Social de Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) iniciaram curso de qualificação para taxistas de Nova Friburgo, de acordo com a Lei 12.468, de agosto de 2011, que determina que a classe seja preparada, já que são profissionais no transporte particular para a condução de passageiros. O certificado será exigido a partir da próxima vistoria, que deve ocorrer em meados de 2014 no município.

– O curso está acontecendo em função da obrigatoriedade do cumprimento da lei. O órgão municipal de trânsito tem que cobrar, na vistoria anual, e ele já avisou que vai pedir a participação no curso. Em junho do ano passado, nós começamos a formatar isso e apresentamos ao órgão municipal. Esse curso já está desenvolvido e está sendo aplicado. Hoje, iniciamos a primeira turma. O curso tem 28 horas e, realmente, atende à lei que criou a categoria dos taxistas e já determinou as matérias que deveriam ser apresentadas – explicou o gerente do Sest/Senat em Nova Friburgo, Eduardo Brito.

As matérias, determinadas por lei, que serão abordadas são: manutenção do veículo; legislação a respeito da maneira de dirigir e quanto à maneira do taxista; meio ambiente e cidadania; direção preventiva; primeiros-socorros e qualidade na prestação de serviços por taxistas.

As turmas estão sendo feita em dias alternados – segundas, quartas e sextas-feiras, pela manhã. A nova turma teve início na última segunda-feira, 20 de janeiro, e também será em dias alternados, só que na parte da tarde. A ideia é abrir o leque de opções para que todos possam participar. Até o Carnaval, devem ser formadas cinco turmas, atendendo cerca de 150 taxistas. Devem ocorrer turmas também aos sábados e, ainda sem previsão, mas dependendo da procura, podem ser abertas turmas aos domingos.

De acordo com o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Hudson de Aguiar Miranda, o objetivo é apenas qualificar e não prejudicar os taxistas. Com isso, as vistorias devem ser iniciadas mais tarde este ano, para que todos os 273 profissionais e seus auxiliares possam ser capacitados de acordo com a nova lei.

– Mais adiante, já que a ideia é esperar cumprir o calendário que o Sest/Senat, vamos ver também as datas para seguir a tabela do Detran-RJ (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro). Iremos jogar mais para meados do ano as vistorias. Lá, eles terão de apresentar o certificado de conclusão do curso, de acordo com o que exige a lei sancionada em 2011. Se não apresentarem o certificado, terão dificuldades de exercer a profissão – revelou o secretário.

O secretário de Ordem e Mobilidade Urbana também informou que Nova Friburgo foi o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a iniciar a capacitação voltada aos taxistas, o que fez despertar o interesse de profissionais de outros municípios, que poderão ser atendidos em breve.

– Como nós já lançamos e demos esse primeiro passo, somos o primeiro município do estado a realizar essa qualificação. Com isso, os taxistas dos municípios vizinhos estão querendo vir para cá, mas, hoje, em Nova Friburgo, temos 273 taxistas, mais os seus auxiliares. Vamos cumprir primeiro essa etapa com o nosso município e, depois, obviamente, o Sest/Senat vai abrir espaço para que os taxistas dos demais municípios possam ser qualificados também – revelou Hudson de Aguiar, que aposta no trabalho como um grande avanço no setor em Nova Friburgo e região.

Ver anterior

Igreja de São Francisco de Paula faz campanha para restauração

Ver próximo

Sérgio Barros é inocentado

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!