Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A segunda edição do prêmio ‘Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro’ apresenta, em dez categorias, sabores que estão intimamente ligados à formação econômica, social e cultural do estado. As categorias são: Da Água, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas e Patê, Doces e Compotas, Laticínios, Mel, Queijos e Da Terra.
Nova Friburgo tem pré-finalistas em quase todas as categorias, com mais de um representante em cada categoria. O concurso é idealizado pelo jornalista Chico Júnior, escritor, pesquisador da gastronomia brasileira e autor dos livros ‘Roteiros do Sabor Brasileiro’ e ‘Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro’. A primeira etapa consiste na divulgação da lista de pré-finalistas nas dez categorias. A indicação desta lista inicial foi feita pela comissão organizadora, com sugestões e avaliação de um time de 36 consultores entre empreendedores, chefs de cozinha, produtores, jornalistas, pesquisadores em alimentação e cultura, produtores culturais, entre outros.
O objetivo é valorizar alimentos e produtos tradicionalmente cultivados e produzidos em todo o estado e desenvolver a cultura do gosto regional , reconhecendo, assim, o território fluminense como lugar de produção, de memória e tesouros culinários. A escolha das Maravilhas Gastronômicas do Rio será feita por votação pela internet a partir do dia 1º de agosto. Uma das novidades deste ano é a participação de um time com 36 colaboradores, especialistas na área de gastronomia e que já atuam na divulgação e valorização de produtos regionais.
Nova Friburgo tem pré-finalistas em nove das 10 categorias. Na categoria ‘Da Água’, a cidade está representada pelas ‘Trutas de Friburgo’. Na categoria ‘Cachaças’, pela ‘Cachaça da Fazenda Soledade’. Em ‘Cafés’, pelo ‘Café Cantares’. Na categoria ‘Conservas e Patês’, pelas ‘Conservas da Mistura Fina’, de Lumiar. Na categoria ‘Doces e Compotas’, pelo ‘Doce de leite de cabra Rancho Grande’ e ‘Doces do Sítio Quaresmeiras’, ‘Doçuras da Suely’ e ‘Geleias Mistura Fina’. Na categoria ‘Laticínios’, pelo ‘Iogurte de leite de cabra Rancho Grande’. Em ‘Mel’, pelo ‘Apiário Amigos da Terra’ e ‘Apiário Frotté’. Na categoria ‘Queijos’, pelo ‘Queijos de cabra Rancho Grande’ e ‘Queijos Frialp/Queijaria Suíça’, e en ‘Da Terra’, ‘Orgânicos do Sítio Cultivar’’.