Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Após bater na trave, o Friburguense poderá ter uma nova chance de chegar à terceira divisão do futebol brasileiro. No entanto, o caminho será longo. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu manter a fórmula de disputa do Brasileirão série D com 40 clubes em 2013, abrindo mais uma vaga para equipes do Rio de Janeiro. O Nova Iguaçu, campeão da Copa Rio deste ano, optou por jogar a competição nacional e deixou a vaga na Copa do Brasil para o Bangu, vice-campeão. A decisão, segundo a CBF, foi tomada após as constantes queixas das federações estaduais, que haviam definido o método de qualificação para a competição e alegavam falta de tempo hábil para se adaptar às novas regras. No entanto, a entidade não desistiu da mudança e apenas a adiou para 2014.
Para voltar a disputar a quarta divisão do Brasileiro, o Friburguense precisa fazer a melhor campanha entre os times pequenos que não disputam divisões acima (Macaé, Duque de Caxias e Madureira irão jogar a série C do próximo ano). Em 2012, o tricolor da serra chegou às quartas-de-final e foi eliminado pelo Crac-GO. O Friburguense disputa a única vaga remanescente para a Série D com sete outras equipes: Audax Rio, Bangu, Boavista, Olaria, Quissamã, Resende, Volta Redonda.
O Frizão está no Grupo A do Campeonato Carioca de 2013, ao lado das equipes do Botafogo, Madureira, Nova Iguaçu, Olaria, Quissamã, Vasco da Gama e Volta Redonda.