Gamela Eco Resort é certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas

Esporte de aventura com segurança e profissionais especializadas garantem a diversão no hotel-fazenda

O turismo de aventura é uma modalidade que oferece às pessoas atividades de aventura como: escalar montanhas, descer corredeiras em botes infláveis, arvorismo, mergulho, tirolesa, rapel, entre outros. São atividades desafiadoras, praticadas em momentos de lazer, onde se pode usufruir da natureza e de belas paisagens. Apesar de não ser um esporte competitivo, pode trazer pequenos ou grandes riscos a quem pratica.

O Brasil é um dos destinos mais procurados para a prática de turismo de aventura. Estima-se que o crescimento do setor seja, em média, de 20% ao ano. Diante disto, através do Ministério do Turismo, o País criou um decreto que regulamenta a Lei Geral do Turismo, que estabelece normas sobre a Política Nacional do Turismo, onde define as atribuições do Governo Federal no planejamento e estímulo ao setor turístico.

Para tanto, criou mecanismo para o cadastramento, classificação e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos e estabeleceu normas gerais de aplicação das sanções administrativas. Para tal, implantou um processo de certificação que visa reduzir a informalidade deste segmento de turismo e as obrigam a seguir normas que zelam pela segurança dos praticantes. São 32 normas exigidas e foi iniciado em 2007 pelo PAS (Programa Aventura Segura) e Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e executado pela Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).

A ABNT (Associação Brasileira de Norma Técnicas), o maior órgão regulamentador do Brasil, estudou e aprovou a existência do certificado.

No Rio de Janeiro, existe apenas uma empresa certificada pela ABNT: o Gamela Eco Resort, em Cantagalo. O hotel é bastante procurado para a prática do turismo de aventura, pois está cravado em meio à mata nativa e possui uma ampla estrutura de lazer e diversas opções de atividades de aventura. “É motivo de orgulho obter este certificado, que atesta a utilização de produtos e equipamentos de qualidade, obedecendo prazos de vencimento. Nossos monitores são treinados e possuem total conhecimento no manuseio”, afirmou José Jorge da Silva, gerente administrativo do Gamela Eco Resort, destacando que os turistas devem sempre recorrer às empresas executoras do Programa Aventura Segura, uma vez que ele garante a sua idoneidade. “Agindo com transparência, criamos uma cultura de respeito e reforçamos a credibilidade que esta certificação traz ao segmento. No Gamela, todos podem ter a certeza de que a preocupação com a segurança é muito grande”, reforçou Silva.

Hoje, o Brasil trabalha como um dos membros do comitê internacional que visa unificar essa certificação em outros países. “Como participo deste processo desde o início (2010), quando fui convocado pela ABNT, tive a oportunidade de acompanhar o processo de crescimento e amadurecimento do segmento de turismo de aventura. Através da dedicação e esforço dos diversos atores da cadeia produtiva e, principalmente, com consumidores cada vez mais exigentes, é que estamos juntos escrevendo, com garra e determinação, a história do turismo de aventura no Brasil”, confirmou Paulo Sérgio Coelho, auditor líder da ABNT em SGS (Sistema de Gestão da Segurança).

O Gamela Eco Resort está em Cantagalo, em uma ampla área cravada em meio à mata nativa e muito ar puro. Oferece atividades de lazer e esporte de aventura, envolvendo serviços de SPA. Os hóspedes contam com serviços de turismo rural, turismo de aventura e turismo de observação. O clima é típico do campo, com criação de vacas girolandas, cavalos mangalarga marchador, carneiros, coelhos, entre outros. O restaurante prepara comida tipicamente caseira, feitas em fogão a lenha.

O local também dispõe de atividades de entretenimento, como tirolesa, arvorismo, paintbal, cavalgada e recreação (abrigo na mata, oficina de circo, teatros infantis, churrascos e música ao vivo de diversos estilos).

Ver anterior

Equipe do Vasco conquista quarto lugar em torneio sub-16 na Itália

Ver próximo

Só oito municípios participaram, em Brasília, de debate de empreendedores locais

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!