Maratona dos Cafés de Mountain Bike será em maio, em Cantagalo
Mais uma ação de conscientização feita pela Secretaria de Meio Ambiente de Macuco, dessa vez no intuito de mostrar aos munícipes como agir corretamente em relação à presença das garças, aves silvestres que nas últimas semanas estão construindo seus ninhos em árvores da Praça Professor João Brasil, no centro da cidade.
Juntamente com a bióloga Leila Brito e os integrantes da Guarda Mirim Ambiental, o secretário de Meio Ambiente Firmo Daflon percorreu todo o comércio central do município na terça-feira, dia 29 de outubro, promovendo uma panfletagem explicativa para trazer esclarecimentos mais abrangentes sobre o tema. Segundo a bióloga Leila, não se deve interagir com as aves, tampouco alimentá-las, aprisioná-las ou afugentá-las, porque elas precisam de sossego durante todo o seu período reprodutivo.
Conforme as explicações técnicas, o ciclo de reprodução dessas aves dura aproximadamente 200 dias. Assim, logo após esse período, todo o espaço poderá ser devidamente limpo e higienizado, inclusive as árvores. Além do trabalho de distribuição de panfletos e orientações no centro da cidade com os comerciantes e transeuntes, as escolas também foram alvo da visitação.
Num bate-papo bem informal, porém bem esclarecedor, a equipe de Meio Ambiente fez questão de manter essa proximidade com os estudantes e as comunidades escolares das escolas CIEP Municipalizado Honório Peçanha, David Coelho dos Santos e Sylvia Bittencourt Bath Rosas. “Nosso objetivo é fazer com que eles disseminem amplamente todas as informações sobre o assunto, já que é de suma importância para a preservação ambiental. Nos panfletos constam todas as orientações, bem como as sanções que podem ser impostas em caso de infração”, disse Firmo Daflon.