Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Com apoio total do prefeito Luciano Batatinha, a Secretaria de Educação de Cordeiro está finalizando o planejamento para iniciar, ainda esta semana, a distribuição dos gêneros alimentícios que integram a merenda escolar e estão nos estoques das Unidades Escolares. Denominado de ‘Sacola de Merenda Escolar’, o benefício atenderá a todos os 2.311 alunos da Rede Municipal de Ensino.
Segundo a secretária Telma Macedo, a ‘Sacola de Merenda Escolar’ foi uma solução pensada em conjunto com o Conselho de Alimentação Escolar para suprir a necessidade alimentar dos alunos. Neste primeiro momento, a Secretaria de Educação buscou utilizar os alimentos estocados nas despensas das Unidades Escolares, cujos itens integram a merenda nas escolas.
De acordo com um cronograma prévio, a entrega da ‘Sacola de Merenda Escolar’ acontecerá diretamente nas Unidades Escolares, nos dias 07 e 09 de maio, entre 08h e 17h, com cada turma tendo um horário específico para receber o benefício. Somente o responsável pelo aluno poderá fazer a retirada e a presença do aluno não é necessária. Para evitar aglomerações, apenas um familiar deverá fazer a retirada.
Como as sacolas montadas serão para todos os alunos, não é preciso chegar antes do horário apresentado no cronograma, pois todos receberão as sacolas. A Secretaria de Educação pede também que o responsável vá a Unidade Escolar utilizando máscara, seguindo os protocolos do Decreto Municipal. Os profissionais envolvidos na entrega seguirão todas as normas sanitárias, inclusive utilizando luvas e máscaras.
A montagem das sacolas também seguiu as normas sanitárias e além dos gêneros alimentícios o aluno receberá orientações de higienização para as sacolas. A distribuição dos alimentos foi autorizada pela resolução 002/2020 do FNDE. Todo processo está sendo acompanhado pelo Conselho de Alimentação Escolar de Cordeiro e é importante lembrar que a distribuição não é considerada um kit, apenas uma distribuição emergencial dos alimentos não perecíveis dos estoques das Escolas Municipais.
A denominação ‘Sacola de Merenda Escolar’ é necessária, pois a designação ‘kit’ só é usada de acordo com itens propostos por nutricionista e Resolução 02/2020 do FNDE. Cada Unidade Escolar terá uma equipe de distribuição por turno, contendo três servidores em cada equipe. As equipes serão formadas por um servidor para controle de entrada e filas, um para distribuição da sacola e outro para identificar e recolher as assinaturas dos responsáveis.