Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Desde que o monge Gregório Mendes passou a realizar, no jardim do mosteiro em que morava, experiências com ervilhas de flores vermelhas e brancas, a humanidade tomou conhecimento da importância da genética na transmissão de caracteres hereditários nos seres vivos, tanto fisiológicos como o de algumas doenças.
Hoje, através da engenharia genética, já se estuda até a modificação de alguns genes transmissores de doenças genéticas visando a preservação da saúde.
Creio que a genética vai mais além, chegando também na área política e de outras atividades humanas.
Revendo a história política de Cantagalo e analisando a figura do Prefeito Joaquim Augusto Carvalho de Paula (Guga de Paula) cheguei à conclusão abaixo exposta. Vejamos:
01 – Cel. Luiz Vieira de Carvalho – Brasil Império – Presidente da Câmara Municipal.
Segundo a tradição oral, como a Câmara não possuia sede própria, cedeu a sala principal de sua residência para funcionamento do legislativo. Residia no imóvel recentemente demolido, ao lado do Superthal. Naquela época não havia prefeito, o Presidente da Câmara acumulava as funções de executivo.
Era trisavô materno de Guga.
02 – Joaquim de Souza Carvalho Junior – Dr. Carvalho ou Dr. Carvalhinho, como era, carinhosamente, chamado por seus clientes. Prefeito Municipal de 1943-45.
Cedeu o terreno do antigo cemitério ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde o Interventor Amaral Peixoto mandou construir o monumental prédio da Grupo Escolar Lameira de Andrade. Com o desaterro do terreno elevou a Praça João XXIII, construindo as muretas e os caramanchões que circundam o nosso belo jardim; além de obras menores, como pontes de concreto em alguns distritos e abertura das estradas de São Martinho e da Batalha, com trabalhadores braçais.
Era avô materno de Guga.
03 – Cel. Manoel Marcelino de Paula – Prefeito Municipal de 1949-50.
Chefe vitorioso do PSD durante vinte e cinco anos. Foi eleito para completar o mandato do Prefeito que havia renunciado.
Tio avô de Guga.
04 – Antônio Carlos Gonçalves (Tontal) – Prefeito Municipal de 1971-73.
Jovem e dinâmico, apesar dos parcos recursos financeiros, conseguiu fazer obras de calcamento e infraestrutura em várias ruas da cidade.
Era primo de Guga.
05 – Wilder Sebastião de Paula – Prefeito Municipal de 1977-82 e de 1997-2000.
Saneou as finanças de Cantagalo, construindo obras importantíssimas: sede da prefeitura, que , por indicação do Vereador Eólo Caldas Capibaribe, recebeu o nome de Dr. Joaquim de Souza Carvalho Júnior; ginásios de esportes José das Santos Vieira (Cantagalo), Romeu Zanon (Santa Rita da Floresta), Pérlio de Oliveira (Boa Sorte); escolas municipais em Euclidelândia e São Sebastião do Paraíba. Conseguiu para Cantagalo a agência da Previdência Social, da Caixa Econômica Federal, conjunto de apartamentos e casas populares, além de obras de menor porte.
Era o pai de Guga.
O Prefeito Guga de Paula é o caldeamento de todos esses administradores que passaram pela Prefeitura Municipal de Cantagalo, daí a infinidade de obras realizadas por ele em todos os recantos do município e a sua recondução à chefia do município pela quarta vez.
Democraticamente, Guga é a grande liderança política de Cantagalo, atualmente.
Que Deus o proteja, que a prepotência e o orgulho jamais dominem seus pensamentos.
Cada manhã, ao despertar, faça como o rei Salomão, peça a Deus: “Dai, pois, ao vosso servo um coração sábio, capaz de dirigir o vosso povo e discernir entre o bem e o mal” – 1 Rs 3,9.
Júlio Marcos de Souza Carvalho – Médico e ex-vereador do município de Cantagalo