Gente que faz história

Já faz tempo que não escrevo sobre pessoas que, por competência, disciplina e força de vontade, conseguem superar dificuldades de toda sorte para chegar a realizar seus sonhos, fixar posições de relevo na sociedade, enfim, galgar os degraus da escada que os levam ao sucesso. O meu retratado de hoje é o advogado e empresário de sucesso Moacyr José Malheiros, gaúcho de Taquara, nascido em 19 de agosto de 1942, que começou seus estudos na cidade de Santa Maria (RS), frequentando a conhecida Escola Frederico Westphalem, em Santa Maria, que se deslocou para o Rio de Janeiro em 1969, onde completou sua formação na antiga Universidade Estadual da Guanabara, onde foi aluno do renomado professor e advogado Roberto Lyra, de quem guarda ótimas recordações. Em l971, obteve sua carteira profissional e começou advogar. Em 1974, fez concurso para procurador federal com ótimo aproveitamento, iniciando suas atividades profissionais junto ao Tribunal Marítimo, funcionando nos casos de acidentes de embarcações nacionais e estrangeiras. À mesma época, já acumulava funções de advogado na esfera particular, trabalhando ao lado de grandes profissionais da profissão, como Geraldo Veridiano de Azevedo e Haroldo Valadão, em escritório especializado na área de exportação de café, junto aos grandes exportadores da época, como Marcelino Martins, Nelson Brand Maciel e José Martins dos Santos. De 1976 até 2007, exerceu a função de assessor jurídico do Centro de Café, no Rio de Janeiro.

Em 1992, conheceu Cantagalo graças à sua contratação como profissional do direito. Gostou da cidade, logo adquirindo propriedade rural próximo a Euclidelândia, cujo solo considera de excelente qualidade, onde cultiva o plantio de eucalipto, com ótimo desempenho. Em 1999, adquiriu a Fazenda Santa Guilhermina, em Santa Rita da Floresta, e, pouco a pouco, anexou outras pequenas propriedades, cultivando um terço da propriedade com café, calculando seu plantio em 80 mil pés aproximadamente.

Sua vocação empreendedora o levou a implantar, em área alugada à Fazenda da Aldeia, equipamentos modernos para o tratamento de eucalipto. Com a evolução dos negócios nessa área, ampliou suas instalações em três hectares, adquiridos da Fazenda da Aldeia, onde ampliou, consideravelmente, suas instalações com aquisições de equipamentos de nova geração e de maior capacidade de produção, ampliando o número de funcionários. 

Moacyr José Malheiros é uma história de sucesso que merece ser realçada.

*Joel Naegele é vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), conselheiro fiscal do Sebrae-RJ e membro da Câmara Setorial de Agronegócios da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).

Ver anterior

Inadimplência pode trazer prejuízos para microempreendedores

Ver próximo

Os grandes cafezais de outrora

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!