Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 16 de maio, a Prefeitura de Cantagalo finalmente abriu as portas do Ginásio Poliesportivo Júlio César Couto Guimarães, no bairro Cantelmo, para uso da população local.
A reinauguração marcou a implantação do sistema eletro-hidráulico-mecânico de proteção contra incêndio e pânico, um investimento de R$ 89.606,59 em recursos próprios do município.
Durante o evento, o prefeito Saulo Gouvea (PT) explicou que o ginásio foi inaugurado em dezembro de 2012, mas não contava com o sistema de segurança necessário para funcionamento.
– Logo no início de 2013, recebi um comunicado da Caixa Econômica Federal, fiscalizadora dos recursos federais investidos na obra, informando a falta desses equipamentos, sem os quais a Prefeitura não poderia abrir o ginásio para uso público. Caso permitíssemos o funcionamento, o prefeito poderia responder civil e criminalmente. Foi então que tivemos que mantê-lo fechado e abrir processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada para executar a obra. Acontece que, por várias licitações, não houve empresa interessada no trabalho, o que nos trouxe um transtorno imenso, pois, para repetir o processo, temos que obedecer a todos os trâmites legais novamente, e isso demanda tempo. Mas, finalmente, conseguimos resolver o problema e a população do Cantelmo já poderá utilizar o tão esperado ginásio de esportes – discursou o prefeito.
O secretário de Turismo, Raphael Jevaux, disse que o ginásio ficará aberto e contará com uma pessoa para agendar os horários e administrar treinos e partidas. O ginásio também será utilizado pelos 322 alunos matriculados na Escola Municipal Alberto Augusto Thomaz, que fica ao lado.
Outra informação dada pelo secretário é que o ginásio também será uma das sedes dos jogos do Campeonato Municipal de Futsal deste ano, que já está na fase de elaboração do regulamento. Ao final, a garotada do bairro inaugurou o piso com uma partida de futsal.