Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
O Google e o estado da Califórnia fecharam um contrato para fornecer quase US$ 250 milhões nos próximos 5 anos a veículos de imprensa locais e ajudar jornalistas a usar inteligência artificial.
Em troca, a BIG TECH evitaria uma proposta de lei estatal que poderia forçá-lo — com outras empresas de tech — a compartilhar parte de suas receitas publicitárias com news companies.
Ao que parece, o acordo também envolve a OpenAI, embora não esteja claro se a startup de IA contribuiria financeiramente.
O acordo poderia ser um modelo para outros estados ou grupos de notícias como uma forma para tentar estabilizar o meio, que tem sofrido com demissões e com redações fechando à medida que o número de leitores migra para online.
No entanto, vários sindicatos de jornalistas se opuseram, dizendo que pouco faz para “devolver a riqueza que este monopólio roubou das nossas redações”.
Além disso, eles alegaram que o acordo não abordou as preocupações crescentes dos editores sobre o uso de seu conteúdo pelas empresas de tecnologia para treinar chatbots de AI.
O acordo segue o mesmo modelo implementado na Austrália e no Canadá, fornecendo financiamento a organizações de notícias locais que colapsaram por conta de plataformas tecnológicas.