Governador mobiliza gabinete de crise para acompanhar ações de auxílio a municípios atingidos pelas chuvas

O governador Wilson Witzel mobilizou, na manhã desta segunda-feira (02/03), o gabinete de crise para acompanhar as ações do Governo do Estado no atendimento às cidades afetadas pela forte chuva do fim de semana. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual estão de prontidão desde às 11 horas da manhã do último sábado (29/02), quando um alerta foi emitido a 32 municípios do Rio de Janeiro sobre a possibilidade de grande precipitação no estado. Desde então até agora, cerca de 800 chamados já foram atendidos, entre salvamentos, cortes de árvores, buscas e resgates.

Quero me solidarizar com a população fluminense afetada por esta forte chuva no Rio de Janeiro. Há pessoas desabrigadas e, infelizmente, vivenciamos isso recentemente nas regiões Norte e Noroeste do estado. Tanto a Defesa Civil quanto as demais secretarias estaduais estão de prontidão para atender às cidades e aos moradores das áreas atingidas. Já iniciamos os trabalhos e seguiremos durante os próximos dias para minimizar os estragos causados pelas enchentes – afirmou o governador Wilson Witzel.

 

Reunião para tratar das regiões afetadas pelas chuvas. FOTO: Carlos Magno
Reunião para tratar das regiões afetadas pelas chuvas.

 

Segundo a Defesa Civil, as cidades mais atingidas são Magé, Mesquita, Rio Bonito, Seropédica e a capital (região da Zona Oeste). Em todo o estado, já chegam a, aproximadamente, 5.300 pessoas desabrigadas e/ou desalojadas.

Além de Witzel, estiveram na reunião, no Palácio Guanabara, o vice-governador, Cláudio Castro, os secretários da Casa Civil e Governança, André Moura; de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues; de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fernanda Titonel; de Agricultura, Pecuária e Pesca, Marcelo Queiroz; de Saúde, Edmar Santos; de Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes; o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey; o subsecretário Executivo de Obras, Jeferson de Figueiredo Rosa, e, ainda, o presidente da Cedae, Renato Lima do Espírito Santo e o procurador-geral do estado, Marcelo Lopes da Silva.

Ações do Estado

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos está em contato com as prefeituras para o envio de insumos, como kits de higiene, cestas básicas e água. Ao todo, cerca de três mil itens já foram doados para moradores dos municípios de Queimados, Mesquita, Itaguaí, Rio de Janeiro, Seropédica, Magé, Belford Roxo, Rio Bonito, Tanguá, Guapimirim e Duque de Caxias.

Nesta segunda, a Comissão Técnica de Prontidão da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras esteve em Queimados e, na terça (03/03), irá a Magé. Os técnicos, uma vez requisitados pelas autoridades municipais, são deslocados para ajudar em laudos de engenharia, avaliar imóveis afetados pelas chuvas, em auxílio às prefeituras, e buscar soluções em parceria para minimizar os efeitos das tragédias.

Agentes do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres (Cemaden) seguem no monitoramento das condições meteorológicas e dos níveis pluviométricos do território fluminense para o envio de alertas para as regiões com risco de desastres. A secretaria de Defesa Civil também fornece apoio às cidades afetadas – quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal. Para as próximas horas, ainda há previsão de pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte para todas as regiões do estado do Rio de Janeiro.

Já a Cedae disponibilizou caminhões para desobstrução de redes, caminhões-pipa para apoio na limpeza, além de caminhões basculantes e retroescavadeiras aos municípios de Nilópolis, Queimados e Rio de Janeiro. Devido à forte chuva, que atinge o trecho da Estação de Tratamento do Guandu, a companhia precisou reduzir a captação de água no Rio Guandu. Com isso, a produção de água na ETA está operando com 60% de sua capacidade.

Equipes do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) estão atuando nas estradas estaduais – na RJ-163,  na Região Sul, barreiras caíram ao longo da rodovia e técnicos do departamento realizaram uma vistoria preliminar. Profissionais vão realizar a remoção das barreiras e sinalizar o trecho adequadamente, que deverá ficar em meia pista nas próximas semanas. Apesar disso, o tráfego para Visconde de Mauá não está interrompido.

 

Reunião para tratar das regiões afetadas pelas chuvas.
Reunião para tratar das regiões afetadas pelas chuvas.

 

População pode ajudar com doações

Os quartéis do Corpo de Bombeiros de todo o estado estão recebendo doações de água mineral, produtos de higiene e alimentos não-perecíveis.

Corpo de Bombeiros é o braço operacional da secretaria. Nosso militares estão à disposição para auxiliar nas operações da Defesa Civil do Estado, responsável pelas ações de apoio aos municípios. Nosso trabalho começa na prevenção, passando pela consultoria técnica e pelas capacitações, bem como pela coordenação em eventos com repercussão intermunicipal – explicou o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey.

Ver anterior

Campeonato Regional de Ligas Sub 17

Ver próximo

Estado do Rio libera recursos para recuperar estradas e amplia crédito para população atingida pelas chuvas

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!