Silvio Marini é reeleito presidente da Cooperativa de Macuco
O governador Cláudio Castro entregou, na noite desta segunda-feira (31/03), o Selo Empresa Amiga da Mulher para organizações que atuam no Rio de Janeiro. O selo é concedido pelas secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Serviços. Nesta edição, 64 empresas conquistaram essa certificação – o dobro da edição anterior. O crescimento expressivo coloca o Rio de Janeiro como o estado com o maior número de companhias certificadas no país em função de ações e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres.
– Essa é uma pauta para mudar a vida das pessoas e mudar a vida de uma sociedade. O estado do Rio de Janeiro tem se destacado como referência nacional na promoção da equidade de gênero no ambiente corporativo. É uma certificação fundamental na construção de um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e igualitário para as mulheres do nosso estado. Seguiremos trabalhando lado a lado com a iniciativa privada para fomentar ainda mais políticas públicas voltadas às mulheres – destacou o governador Cláudio Castro.
Nesta edição, 82 empresas se inscreveram para a concessão do Selo. O edital da certificação “Empresa Amiga da Mulher” estabelece 12 critérios para avaliação, considerando aspectos como a promoção da saúde, integridade física e emocional das trabalhadoras, além da garantia de um ambiente digno e seguro. A acessibilidade e condições adequadas para mulheres com deficiência também foram pontos avaliados.
Durante o processo, as empresas também precisaram comprovar que divulgam, interna e externamente, ações afirmativas e informativas sobre temas voltados aos direitos da mulher, principalmente sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), e demais dispositivos legais que tratem do enfrentamento à violência contra a mulher.
– O Selo Empresa Amiga da Mulher promove um impacto positivo tanto para as colaboradoras quanto para a sociedade. Além disso, o estado do Rio de Janeiro é o que mais certificou empresas no país, demonstrando o avanço das políticas públicas voltadas aos direitos das mulheres no ambiente de trabalho e o amadurecimento de parcerias com a iniciativa privada – apontou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
As organizações também assinaram uma carta compromisso detalhando seus planos de ação para fortalecer a inclusão, a qualificação profissional e o desenvolvimento das mulheres no mercado de trabalho. Parcerias com órgãos públicos, entidades do terceiro setor e empresas privadas também foram consideradas na avaliação.
O selo está classificado em três categorias: Bronze (empresas que atingiram acima de 50% dos requisitos solicitados), Prata (mais de 70% dos requisitos) e Ouro (acima de 90%).
– O Selo Empresa Amiga da Mulher não apenas reconhece, mas incentiva práticas que valorizam, promovem o potencial feminino no ambiente de negócios. Empresas que promovem esse tipo de ação impulsionam o desenvolvimento feminino e constroem ambientes mais produtivos e inovadores para todos. Juntamente com estas empresas, com suas boas práticas, estamos ajudando a transformar a realidade do ambiente corporativo do nosso estado – destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi.
Criado por meio da Lei nº 9173, o Selo Empresa Amiga da Mulher é conferido anualmente às empresas fluminenses. O objetivo é que, a cada ano, mais empresas participem e que as certificadas este ano aprimorem seus mecanismos e ações de proteção à mulher.