Governo do Estado garante manutenção do ICMS para setor metal-mecânico

O prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, junto ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Boueke, e ao ex-deputado estadual Rogério Cabral, estiveram reunidos  com o vice-governador Luiz Fernando Pezão e com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno. O objetivo do encontro foi discutir uma lista de pleitos que visam à manutenção e o desenvolvimento do setor metal-mecânico de Nova Friburgo.

Também participaram do encontro a presidente da representação regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) no Centro-Norte Fluminense, Nelci Porto; o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Nova Friburgo (Sindmetal), Cláudio Tângari; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Cláudio Verbicário;  o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo, Antônio Carlos Celles Cordeiro, além do subsecretário estadual para a Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monnerat.

A principal reivindicação da comitiva friburguense, acatada pelo vice-governador e pelo secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, foi a renovação do decreto estadual que prevê a manutenção da alíquota do ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) em 12% para as vendas internas do setor metal-mecânico de Nova Friburgo no estado. Em 2013, este convênio expiraria e o valor da alíquota poderia ir para a base normal de 19%. Vale salientar que o incentivo fiscal para este setor é fundamental para que não haja a diminuição no nível produção e, consequentemente, uma menor geração de empregos. O impacto seria devastador não somente para as empresas, mas, também, para a economia do município e do estado.

Para o prefeito, a reunião foi muito positiva e é o desdobramento de um encontro com o governador Sérgio Cabral, realizado em 18 de abril. Segundo ele, o encontro é considerado um fato histórico para a cidade, pois a manutenção da alíquota e a criação do distrito industrial vão trazer avanço e desenvolvimento. “Assim, só temos a agradecer ao Governo do Estado pelo apoio”, disse Sérgio Xavier.

Na pauta do encontro também estava o pedido para que o Governo do Estado interceda junto ao Governo Federal para que se diminua o peso das importações de produtos do setor metal-mecânico, principalmente os que são originários da China. Segundo dados apresentados ao vice-governador, essas importações subiram cinco vezes nos últimos cinco anos. Além disso, segundo os empresários, esse tipo de medida já foi realizada em outros setores. O objetivo é que as normas sejam iguais tanto para produtos brasileiros como para os estrangeiros. Dessa forma, conforme o pedido, quando se exige um determinado tipo de licença ambiental para a comercialização dos produtos nacionais do setor metal-mecânico, também seria razoável que se exigisse a mesma norma para produtos provenientes de outros países – logo, como afirmam os empresários, seriam regras iguais para todos, sem distinção, com garantia de concorrência no mesmo patamar.

Ver anterior

Projeto ‘Despertar’ destaca Polo Cimenteiro para estudantes de Cantagalo

Ver próximo

Médico é lançado candidato em Duas Barras, com vice tentando reeleição

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!