Governo do Estado repassa R$ 557 milhões para as prefeituras fluminenses
O Governo do Estado participa da primeira edição brasileira da Marmomac, considerada mundialmente como a mais importante feira de rochas ornamentais, que começou nesta terça-feira (18/02), no Centro de Convenções Distrito Anhembi, em São Paulo. As potencialidades do território fluminense para o setor são apresentadas pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) em estande montado no evento, que deve receber 15 mil visitantes de mais de 60 países em três dias.
– O Rio de Janeiro se destaca por sua infraestrutura logística de excelência e posição privilegiada, o que facilita o escoamento da produção para mercados nacionais e internacionais. Contamos com um sistema logístico robusto, incluindo portos de classe mundial, uma extensa malha rodoviária e proximidade com grandes polos industriais e comerciais. Esses diferenciais tornam o estado um ambiente altamente competitivo e atrativo para empresas do setor de rochas ornamentais e também para diversas outras áreas – afirmou o governador Cláudio Castro.
Realizada pela primeira vez no país, a Marmomac é ponto de encontro estratégico para importadores, distribuidores e marmoristas, além de profissionais de design, arquitetura e construção. Para a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, a feira é uma ótima oportunidade para impulsionar o setor de rochas ornamentais do estado.
– O Noroeste Fluminense é o nosso principal produtor de rochas ornamentais. No último estudo realizado pelo Sebrae, a região dispunha de cerca de 300 microempresas do setor, empregando aproximadamente 6 mil pessoas. A feira é o local ideal para networking e o incremento no nosso know-how pode ser determinante para o avanço da indústria de pedras naturais do Rio de Janeiro – considerou Curdi.
O presidente da Codin, Fábio Picanço, lembra que o porto do Rio de Janeiro é a principal porta de saída das exportações brasileiras de rochas ornamentais e de revestimento.
– Em 2023, o Porto do Rio movimentou US$ 655,8 milhões em embarque de rochas, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABI Rochas). O Rio de Janeiro tem trabalhado muito para potencializar a nossa vocação natural e nos consolidarmos como o principal hub logístico do país. Esse é o primeiro grande evento do ano em que participamos e a missão é divulgar nossas conquistas, trazer investimentos para o estado e promover o desenvolvimento sustentável de todos os setores produtivos fluminenses, inclusive o de pedras naturais – finalizou Picanço.