Acordo de cooperação para promoção de direitos é assinado entre Incra e Defensoria Pública
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES-RJ), iniciou 2025 com foco no reforço das ações de combate à dengue. Equipes de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Atenção Primária à Saúde atuam em visitas técnicas aos municípios para oferecer capacitação e auxílio na elaboração ou revisão dos planos municipais de controle das arboviroses.
Na quarta-feira (8), os técnicos promoveram capacitações em Nova Iguaçu. Na quinta (9), foi a vez de encontrar as equipes de Vigilância de Niterói. Além das palestras para apoiar as cidades na atualização dos planos municipais de contingência para o enfrentamento às arboviroses, a SES oferece ainda orientações sobre como organizar a rede primária de atenção à saúde para receber pacientes com sintomas da dengue.
— No ano passado tivemos a maior epidemia de dengue dos últimos anos em nosso estado e também no país. Por isso é importante preparar os municípios para o enfrentamento à dengue. E isso não se restringe às ações de prevenção, é preciso ajudar os gestores a organizarem a rede de assistência, para que os profissionais de saúde ofereçam diagnóstico preciso e tratamento — explica a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, lembrando que o Estado lançou em 2024 uma ferramenta digital desenvolvida pelos técnicos da Saúde RJ, que ajuda na triagem desses pacientes.
Na última quinta-feira, a secretaria estadual teve a confirmação do primeiro caso de dengue tipo 3, notificado pelo município do Rio, uma mulher de 60 anos. O caso segue em investigação. No estado, não há circulação predominante do tipo 3 desde 2007, o que torna uma parcela grande da população mais suscetível à doença.
No ano passado, o Estado do Rio de Janeiro contabilizou 302.674 casos prováveis, 9.726 internações e 232 óbitos. Somente na cidade do Rio foram registrados 111.114 casos. Na sequência, Volta Redonda, com 22.705 mil registros, e Campos dos Goytacazes, com 19.588 casos.
Treinamento de profissionais e campanha
O Governo do Estado, por meio da SES-RJ, vai manter o monitoramento de casos e a campanha “Contra a dengue todo dia”, prevista no Plano de Contingência, em apoio aos 92 municípios, com alertas e orientações sobre a doença.
O governo mantém ainda o treinamento de profissionais de saúde, que já vêm recebendo capacitação desde o ano passado. Além disso, o Estado segue garantindo apoio na instalação de centros de hidratação conforme os níveis de alerta da doença.