Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
– Queria parabenizar a Defesa Civil do estado, o Corpo de Bombeiros e as defesas civis municipais, que souberam agir com rapidez não só aqui como na Região Noroeste Fluminense. O que evitou a morte de pessoas desta vez foi o funcionamento dos alarmes, os comunicados a tempo e os treinamentos. Foi um ganho muito importante. Hoje, estamos doando estas viaturas seminovas para as defesas civis. Isso é o maior gol que poderíamos dar às defesas civis municipais e também para as guardas municipais que apoiam as operações. Não há registro de doação similiar no Brasil – afirmou o governador.
São 61 automóveis do modelo Gol para as guardas municipais e 27 do modelo Blazer para as Defesas Civis destas cidades. Nova Friburgo recebeu 19 veículos, sendo 10 Gols e nove Blazers; Teresópolis foi beneficiada com 31, dos quais 23 Gols e oito Blazers; e Petrópolis ganhou 38 automóveis, sendo 28 Gols e 10 Blazers.
A nova destinação dos automóveis faz parte do cronograma do Governo de Estado para a renovação da frota da PM. Até março, todos os municípios do Rio de Janeiro, exceto a capital, serão beneficiados. No total, 1.478 viaturas serão convertidas para a nova destinação.
Os automóveis entregues no dia 3 de janeiro fazem parte de um primeiro lote, que conta com 262 carros e irá contemplar outras nove cidades. Nas próximas semanas, viaturas serão entregues às prefeituras de Areal, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios, Angra dos Reis, Bom Jardim, Sumidouro, Araruama, Niterói e Magé. Todos os carros, equipados com giroscópio e sirene, foram caracterizados com adesivos e terão uso imediato.
O segundo lote já está sendo preparado e terá 315 veículos. Os primeiros municípios a serem contemplados nessa etapa serão: Comendador Levy Gasparian, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes e Papucaia, além de cidades do Centro-Norte e do Noroeste do estado.
A doação foi realizada no 11º Batalhão da Polícia Militar, em Nova Friburgo. Antes de entregar as viaturas, o governador participou, na sala do comandante da unidade, de uma reunião de avaliação de ações e providências tomadas por órgãos públicos estaduais e municipais para enfrentar as consequências das chuvas que castigaram a Região Serrana.
A Defesa Civil estadual permanece com uma base de operações no Centro de Nova Friburgo para realizar ações preventivas em decorrência das chuvas que deixaram o município em estado de atenção. De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, a situação na cidade já está normalizada.
– A chuva diminuiu e os índices pluviométricos caíram em Nova Friburgo. A situação volta à normalidade. Agora, atendemos às solicitações de rotina. Estamos menos preocupados com o risco de deslizamentos. Vamos continuar acompanhando os riscos, mas as pessoas já podem voltar para as suas casas. Só precisam ficar atentas, casos as sirenes voltem a tocar – explicou Sérgio Simões.
O Governo do Estado também está enviando equipes com 30 bombeiros do Rio de Janeiro e cinco viaturas, sendo três picapes e dois caminhões de grande porte, para Laje do Muriaé, Itaperuna, Italva e Cardoso Moreira, na Região Noroeste do estado. A situação é monitorada de perto, ainda, nas cidades de Teresópolis, Petrópolis e na Baixada Fluminense.