Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, formou, no dia 12 de janeiro, as 40 primeiras turmas do Ambiente Jovem, o maior programa de Educação Ambiental do país. Na cerimônia, realizada no Maracanãzinho, o governador Cláudio Castro anunciou que vai abrir um concurso para que o Estado financie os 10 melhores projetos de sustentabilidade apresentados pelos formandos.
– Foram nove meses de aulas, atividades práticas e inserções que permitiram um programa de qualidade para nossos jovens. Conseguimos ver com clareza como o Ambiente Jovem impactou de forma positiva na vida destes aprendizes e de suas comunidades. Estamos muito orgulhosos por preparar esses jovens e encaminhá-los – explica o governador Cláudio Castro.
Além de estarem aptos como agentes de transformação social e ambiental, os 1.200 jovens formandos receberam orientações para buscar postos no mercado de trabalho e vagas em cursos de nível superior. A iniciativa tem como um de seus objetivos aumentar a qualidade de vida dos participantes e suas comunidades ao integrar esforços para garantir direitos e promover autonomia.
– Estamos muito satisfeitos com estas primeiras 40 turmas que estão concluindo o programa. Temos certeza que formamos cidadãos com grande capacidade de fazer mudanças positivas no futuro do nosso planeta – afirma Thiago Pampolha, vice-governador e secretário de Estado do Ambiente.
Durante o curso, os 1.200 alunos receberam capacitação por meio de eixos temáticos no mundo da sustentabilidade, além de contarem com aulas práticas, externas, visitas de campo e participação em eventos de alcance internacional, cumprindo outro grande objetivo: preparar os jovens para serem multiplicadores dos aprendizados. Para esta missão, o programa desenvolveu neles uma visão empreendedora que possibilita outras alternativas de geração de renda futura.
Números do programa
O Ambiente Jovem conta com 141 Núcleos de Pertencimento em atividade espalhados por 41 cidades do Estado do Rio de Janeiro e com cerca de 5 mil alunos ativos. A iniciativa, voltada para jovens de 16 a 24 anos, tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades.
Os alunos participam de aulas teóricas, práticas de diversas atividades com a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 200 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades. Ao final do programa, eles apresentam um plano de intervenção sustentável para suas comunidades, que pode ser direcionado a diversos temas como reaproveitamento de água, reciclagem, saneamento básico, entre outros.