Governo do Estado lança última etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no RJ

Febre aftosa

Febre aftosa

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, em parceria com a Prefeitura de Carmo, realiza o evento de lançamento da última etapa de vacinação contra a Aftosa, na próxima terça-feira, dia 2 de abril, no município de Carmo. Nesta fase, serão imunizados os bovinos e bubalinos de todas as idades durante todo o mês de abril.

A abertura da campanha terá a participação dos secretários municipais, prefeitos e produtores rurais.

Com a antecipação da campanha de vacinação contra a Aftosa, do mês de maio para abril, todos os pecuaristas precisam estar atentos e ativos durante todo o processo, desde a vacinação até a declaração. Esse é um momento de muita atenção e parceria para conseguirmos alcançar o nosso objetivo”, ressalta o secretário de Agricultura, Dr. Flávio Ferreira.

O que é Febre Aftosa?

A Febre Aftosa é uma doença animal altamente contagiosa, causada por vírus, que acomete as espécies de animais biungulados, entre outros, os animais de produção: bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos.

É considerada a principal doença animal de impacto econômico, devido às perdas produtivas que acarreta nos rebanhos acometidos, assim como às restrições sanitárias que afeta à comercialização intramunicipal, intermunicipal, interestadual e internacional de animais, seus produtos e subprodutos.

Vacinação obrigatória

A vacinação é obrigatória. O produtor que não imunizar e declarar a vacinação do seu rebanho pode ser multado e ter a propriedade interditada. O registro deverá ser entregue ou enviado em até 5 dias após a imunização para um dos Núcleos, ou Postos Municipais de Defesa Agropecuária.

É um processo de substituição da vacinação pelo aumento da vigilância sanitária em todo o território fluminense, sendo fundamental que o cadastro das propriedades rurais esteja atualizado. Este procedimento é realizado junto ao Núcleo de Defesa Agropecuária ou Posto Municipal no momento da entrega da declaração de vacinação”, alerta o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes.

Os contatos de e-mail dos Núcleos de Defesa Agropecuária e o formulário de declaração de vacinação podem ser acessados por meio deste link: https://www.agricultura.rj.gov.br/node/54.

Serviço

  • Data: 02 de abril de 2024
  • Horário: 13h
  • Local: Quintal da Naninha – Rua Senador Dantas – Carmo–RJ

Ver anterior

Secretaria de Saúde mantém decreto de epidemia de dengue para o estado do RJ

Ver próximo

Conheça as atividades produtivas e regiões nas quais produtores rurais poderão renegociar o crédito rural

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!