Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Carmo, Duas Barras e Santa Maria Madalena foram beneficiados na quarta rodada do convênio. Deputado André Corrêa agradece ao governador pela parceria com prefeituras.
O Governo do Estado assinou, nesta segunda-feira, dia 12 de abril, novos convênios com os municípios. Desta vez foram contempladas as prefeituras de Cantagalo, Trajano de Moraes e São Sebastião do Alto. O objeto da parceria é o fornecimento de massa asfáltica para obras de infraestrutura viária. No total, serão investidos, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), R$ 150 milhões para 89 cidades fluminenses.
A assinatura dos convênios, realizada no Palácio Guanabara, contou com a presença dos prefeitos Rodrigo Viana, de Trajano de Moraes; Afim Rodrigues, de São Sebastião do Alto; Sergio Soares, de Carmo; Nilson José, de Santa Maria Madalena e Fabrício Luiz, de Duas Barras.
Infraestrutura e recuperação econômica
– Todos os municípios do Rio são importantes. Precisamos investir com decisões equilibradas e pautadas no diálogo e na parceria. Esse convênio traz garantia de emprego, desenvolvimento e, principalmente, dignidade às famílias. Melhorias na infraestrutura atraem empresas que geram emprego, o que contribui para o combate à pobreza. Esse convênio é mais do que asfalto, ele também traz comida e dignidade para o povo – ressaltou o governador em exercício Cláudio Castro (PSC).
Para o deputado estadual André Corrêa (DEM), a parceria surge no momento certo:
– Os municípios precisam de apoio para recuperar a economia em meio à pandemia, e o governo do estado vem se mostrando parceiro das prefeituras no momento de extrema dificuldade que estamos vivendo. Precisamos de união para assegurar o sustento dos mais necessitados. É disso que precisamos: menos brigas e mais conversa. Agradeço ao governador Cláudio Castro pela iniciativa. – destacou o deputado.
O convênio vai permitir que os municípios melhorem sua estrutura viária. As cidades beneficiadas vão apresentar onde querem executar os projetos, e o DER vai disponibilizar o material necessário para ser realizado. Isso torna possível que as próprias prefeituras identifiquem suas necessidades e foquem esse investimento onde mais precisam.
– Nossa ideia com estes convênios é a melhoria da infraestrutura viária de cada cidade. Os projetos podem incluir asfalto e drenagem e, por meio do DER, o Governo do Estado fornecerá os materiais para as obras para que as prefeituras os apliquem – afirmou o secretário das Cidades, Uruan Cintra.
Fiscais do DER farão vistorias
O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Luiz Roberto Pereira de Souza, afirmou que o órgão acompanhará a execução das obras e poderá também ajudar no plano de trabalho.
– Os fiscais do DER passarão pelas cidades uma vez por mês para conferir o que estará sendo feito. Estamos à disposição das prefeituras para ajudar neste convênio – ressaltou o presidente do departamento.
Ainda segundo o DER, a partir de agora, as cidades devem apresentar, ao órgão, um plano de trabalho do que será executado em cada município. Em seguida, o departamento vai disponibilizar o material necessário para as intervenções, de forma a revitalizar a estrutura viária de cada localidade.