Governo do RJ lança programação especial para as mulheres durante o mês de março

Dia da mulher

Dia da mulher

Em comemoração ao Mês da Mulher, o Governo do Estado do Rio preparou uma série de atividades que serão realizadas em março. A agenda integrada e executada pelas secretarias da Mulher, da Saúde, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, de Educação e de Cultura e Economia Criativa se estende até 27 de março, com ações de empoderamento feminino, workshop de beleza, aulões de ginástica, mostra de cinema, serviços de saúde e emissão de documentos gratuitos, entre outros.

Os temas de interesse para as mulheres são um pilar da nossa gestão, uma das forças do nosso governo. Precisamos integrar todas as áreas para o enfrentamento à violência contra a mulher e para promover a cultura da paz, e também para incentivar o empoderamento feminino. O cuidado com a mulher no Estado do Rio é um compromisso que não fica restrito ao mês de março“, ressalta o governador do Rio, Cláudio Castro.

Na data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, na sexta-feira, 8 de março, o Largo da Carioca, no Centro da capital, vai receber, das 8h às 15h, o evento “O Dia da Mulher”. A ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com a Defensoria Pública, contará com mais de 43 serviços gratuitos, como um mamógrafo móvel (é preciso levar RG, cartão SUS, pedido médico e comprovante de residência), inscrição para vagas de empregos, isenção de taxa para emissão de documentos, serviços de beleza, entre outros. As senhas serão distribuídas de 7h às 13h.

Mostra gratuita de cinema

Da praça para as telonas do Museu de Arte do Rio, a mulher será celebrada em uma mostra de cinema especial em parceria com o Cineclube Zezé Motta na sexta, dia 8 de março. Serão exibidos três curtas-metragens, acompanhados por um bate-papo especial entre plateia e os cineastas responsáveis pelas obras. A ação é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Superintendência de Audiovisual.

Os três filmes escolhidos são: “Mulheres da Independência“, “Rainha” e “O fundo dos nossos corações“. O evento tem previsão de 3 horas de duração, iniciando às 14h. Gratuito e sujeito à lotação. O Cineclube Zezé Motta fica no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá.

As mulheres também serão presenteadas com os grandes sucessos de Elis Regina, Gal Costa, Alcione, Rita Lee, Marisa Monte, Dalva de Oliveira, Marlene e Emilinha no Teatro Imperator, no Méier, com o espetáculo “Elas Fazem a Festa”. A atriz Malu Mader se junta a 45 integrantes da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga para uma grande apresentação no dia 8 de março, às 19h. A regência é da consagrada Priscila Bomfim, que faz parte dos quadros do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Enfrentamento à violência

A Secretaria de Estado de Educação promoverá um seminário sobre Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres para as servidoras da pasta, no dia 12, das 9h às 12h, no Teatro Cesgranrio, no Rio Comprido. Serão realizadas palestras pela delegada e diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher, Tatiana Queiroz, a desembargadora e juíza Adriana Mello, e a tenente-coronel e coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Claudia Moraes.

Ações em todo Estado

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também terá programação voltada para as mulheres durante todo o mês. No dia 8, na Rodoviária Novo Rio, das 8h às 17h, haverá demonstração técnica de tatame e intervenção de beleza. Também tem programação prevista para ocorrer no mesmo dia e horário nos trens da Supervia. Nesta quinta-feira, dia 7, terá ação de panfletagem nas barcas e nos vagões do VLT, das 7h às 12h.

Outros municípios também vão receber as ações da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Em Angra dos Reis, no dia 11, acontecerá uma ação de promoção do empoderamento feminino no Polo Praia de Angra, das 6h30 às 10h, com aulão de ginástica e café da manhã.

As atividades se estendem até o dia 27, quando em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vão ocorrer orientações sobre a saúde da mulher, prevenção e entrega de kits nos Polos Unificados de Caxias do programa Empoderadas, das 19h às 21h. Um desses polos funciona na OAB Caxias, Av. Perimetral Curupaiti, Jardim Vinte e Cinco de Agosto.

Ver anterior

Alunos do colégio Maria Zulmira Torres são aprovados nas principais universidades do estado

Ver próximo

Firjan SENAI abre quase dez mil vagas em cursos de qualificação profissional

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!