‘Grito de Carnaval’ em Cantagalo

Alguns integrantes, caso do músico e compositor Guaracy, o Guará, que já participou de vários carnavais da cidade, inclusive desfilando na Unidos de Cantagalo, a Vermelha e Branca, aproveitaram para rever amigos que fizeram em Cantagalo. “Adorei todas as vezes que estive em Cantagalo, onde sempre sou recebido com muito carinho e onde, além dos velhos, sempre faço novos amigos. Mas estou afastado da cidade, por força das atividades profissionais, por muito tempo. Há vários anos não venho aqui, acho que tem uns 28 anos”, disse Guará, músico muito requisitado no mundo do samba e que costuma ser convidado para shows e gravações de muitos artistas, como Zeca Pagodinho, Elza Soares e outros tantos nomes do samba do Rio de Janeiro.

O show da Velha Guarda da Portela foi comandado pela voz grave e marcante de Monarco, um dos grandes compositores da Portela. Monarco conviveu com grandes sambistas, como Cartola e Paulo da Portela, construindo desde cedo a história do gênero e da escola Azul e Branca, levando adiante o grupo defensor das tradições portelenses: a Velha Guarda.

Nem a chuva, que teimou em cair, atrapalhou a diversão, já que a Secretaria de Turismo manteve uma cobertura em boa parte da praça, onde as pessoas puderam sambar à vontade e curtir toda a apresentação da velha guarda que, a todo momento, levantava o público com o batuque que anunciava que a maior festa popular do país está chegando.

Formada por antigos integrantes da escola de samba Portela, fundada em 1923, a Velha Guarda estreou em disco em 1970, com ‘Portela Passado de Glória’. Com o sucesso do disco, o grupo passou a se apresentar em shows, realizando um resgate de antigos sambas e sambistas que de outra forma estariam esquecidos. Atualmente, segundo Monarco, a formação do grupo varia, principalmente porque muitos integrantes são idosos. Afinal, para ingressar na Velha Guarda é preciso “ter passado”, como ele diz.

Mas o ‘Grito de Carnaval’ foi apenas um dos eventos promovidos pela Secretaria de Turismo dentro do projeto ‘Verão 2012’. O secretário de Turismo e Esportes, Raphael Jevoux explicou que o projeto teve início agora e se prolonga por todos os finais de semana até o Carnaval, que, este ano, será realizado no período de 17 a 21 de fevereiro. “Queremos animar os finais de semana, mantendo sempre uma atividade recreativa na cidade, preparando o clima para a festa de Momo, que, em Cantagalo, é a melhor da região”, destacou o secretário. Ele também disse que um dos grandes responsáveis pela vinda da Velha Guarda da Portela à cidade foi o ex-secretário de Obras e Serviços Públicos, Max Vieira, que se envolveu no projeto.

O ‘Verão 2012’ teve início na quinta-feira, dia 26, quando a cidade ficou lotada para a apresentação da dupla sertaneja Cesário Ramos e Gabriel, de Duas Barras, já conhecidíssimos e muito queridos do público. O show, claro, deu destaque às baladas do chamado “sertanejo universitário”. O final de semana foi encerrado no sábado à noite, dia 28, quando a Praça da Matriz deu lugar ao programa ‘Saudade não tem Idade’, este promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e que trouxe o cantor Zeca Ribeiro, de São João da Barra. O programa, que conta com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, consiste em levar música ao vivo à Praça da Matriz sempre no último sábado de cada mês. Sábado passado, o programa marcou seu retorno após o recesso de final de ano.

Ver anterior

Projeto Olodum é lançado pelo Centro Social Cultural Cia. da Alegria

Ver próximo

Bispo diocesano Edney Gouvêa Mattoso prestigia foliões em Trajano

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!