Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Bandeira de Folia de Reis Raíz Nova de Cantagalo recebeu, no dia 22 de agosto, uma Moção de Parabenização da Câmara Municipal da cidade. A homenagem foi proposta pelo vereador Matheus Arruda. O reconhecimento foi em favor da missão cultural do grupo assim como as festas que a companhia vem realizando na Praça Zilda Estorani Guzzo a cada ano.
A homenagem a Bandeira Raíz Nova foi entregue à dona Zulmira Hilário e demais foliões presentes na cerimônia. A companhia possui 23 anos de existência e neste tempo vem contribuindo para a propagação e sobrevivência das apresentações de folias de reis no município.
De acordo com o vereador-autor da moção, Matheus Arruda, assim como a Bandeira Raíz Nova, outros grupos de folias de reis também contribuem para manter a tradição e a cultura na região. Ele cita o grupo “Flor dos Anjos”, da Vila de Campo Alegre – São Sebastião do Paraíba, dos mestres Geraldo Vital Rodrigues e Maria Sônia da Conceição; o grupo “Estrela da Guia”, de Santa Rita da Floresta, do mestre José Helênio Pinto da Rocha; e a Bandeira “Estrela do Oriente”, do distrito de Boa Sorte, do mestre Celso Lopes (in memorian).
A folia de reis
A folia de reis é uma manifestação popular que une tradição, música e religiosidade, e faz referência a devoção aos Reis Magos. A festa popular é celebrada na religião católica com o objetivo de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Belchior e Baltazar) ao menino Jesus, celebrada no dia 6 de janeiro (Dia de Reis).
No Brasil, a festa é comum em diversas regiões do país. Os estados onde a tradição está mais presente são Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.