Grupo de Trabalho em Nova Friburgo debate sobre Resíduos Sólidos

O Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos de Nova Friburgo (GT-RS NF) é o resultado de uma Carta Aberta formulada pelos participantes do 1º Encontro de Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos da Serra Fluminense, realizado nos dias 29 e 30 de novembro de 2019. Formado em fevereiro de 2020, realiza reuniões mensais com o objetivo de atuar em diversas ações a serem planejadas, executadas e monitoradas no município, inclusive em aspectos relacionados ao Plano de Municipal de Saneamento Básico (Plamsab), com informações disponibilizadas no site: https://plamsabnf.wixsite.com/plamsabnf.

Atualmente, o GT é formado por 16 participantes permanentes que trocam conhecimento sobre leis referentes aos Resíduos Sólidos e afins, além de programar um calendário de encontros para o planejamento de ações gerais. O grupo tem a coordenação da professora Ana Moreira (Uerj/IPRJ) e a vice-coordenação de Ramon Porto (Compostonautas).

Grupo de Trabalho em Nova Friburgo debate sobre Resíduos Sólidos
O grupo tem a coordenação da professora Ana Moreira (Uerj/IPRJ) e a vice-coordenação de Ramon Porto (Compostonautas)

A multiplicidade de saberes é a marca do grupo, pois participam instituições de ensino e pesquisa (Uerj, Uva, Embrapa), empresas como a Organokits e pessoas da sociedade e organização civil como a Associação de Moradores e Amigos de Lumiar, distrito de Nova Friburgo). Recentemente o GT tornou-se um projeto de extensão da Uerj, o que confere mais recursos para ampliar a sua atuação.

Neste período de atuação, o GT além de criar mídias sociais visando a divulgação das ações realizadas pelo grupo Instagram e Facebook), organizou a Semana Lixo Zero em Nova Friburgo no ano de 2020, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, com a realização de diversas lives sobre o tema no Instagram.

Em abril de 2021, a professora Ana Moreira, coordenadora do GT, tornou-se representante de instituições de ensino superior de Nova Friburgo no Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam) e participa de reuniões levando temas como a preparação e submissão de um projeto denominado “Conectando Ciência, Inovação e Inteligência Artificial: construção de um modelo de cidade inteligente mitigador de impactos ambientais através da compostagem de resíduos orgânicos”, desenvolvido por membros do GT, e submissão para Edital de Redes Temáticas em Inteligência Artificial da Faperj, projeto este aprovado pela instituição de fomento em abril de 2021. Também levou ao conselho a proposta de ações de elaboração e divulgação de conteúdos sobre resíduos sólidos, para colaborar com a difusão do conhecimento em ações sustentáveis e com a incorporação de hábitos ambientalmente adequados junto à população de Nova Friburgo.

Ver anterior

Fiperj recebe duas mil matrizes de tilápias provenientes do Paraná

Ver próximo

Vereador propõe benefício a servidores com familiares deficientes

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!