Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
As comemorações dos 210 anos de emancipação político-administrativa de Cantagalo, que ocorrerão neste sábado, dia 9 de março, contarão, entre outras atrações, com a presença de uma tradicional manifestação da cultura popular do município: o Grupo de Mineiro Pau de Porto Marinho.
O Mineiro Pau é uma dança de conjunto executada por homens, cada um deles levando um bastão de madeira, sendo desenvolvida em círculo e fileiras que se defrontam. Os dançarinos, voltados de frente para seus pares, realizam uma coreografia marcada pelas batidas dos bastões que, de modo ágil e harmonioso, definem os tempos do compasso musical.
Com mais de uma década de atuação, o Grupo de Mineiro Pau de Porto Marinho, coordenado pelo Sr. Emário Campos, tem presença frequente nos folguedos do interior do município de Cantagalo e região. Sejam em festejos juninos, quermesses, ou mesmo na Festa do Arroz Anã de Porto Marinho, que é realizada naquela comunidade no mês de maio, o grupo leva alegria e o encantamento da cultura popular para cada local onde se apresenta.
A apresentação deste sábado, às 20 horas, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti (Praça da Matriz), no centro da cidade, está sendo financiada pela Lei Paulo Gustavo de apoio à cultura, através da Prefeitura Municipal de Cantagalo – Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes, Certames e Lazer, e do Governo Federal, via Ministério da Cultura.