Governo do Rio repassa R$ 300 milhões para as prefeituras fluminenses
Macuco continua se destacando através dos inúmeros projetos desenvolvidos pela Gestão Municipal. Após conquistar recentemente o Certificado Cidade Resiliente (Certificate of Commitiment to Disasters Risk Reduction and Resilience), numa iniciativa do Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR), agora outra iniciativa ganha destaque em nível estadual graças ao bom trabalho da Coordenadoria de Defesa Civil, liderada pelo atuante Paulo Sérgio.
Dessa vez quem ficou em evidência foi a Guarda Mirim Ambiental, destaque especial num trabalho também executado pelo UNDRR, novamente em parceria com a Defesa Civil Estadual e REDEC, o ‘Primeiro Evento de Sensibilização e Aproximação com Municípios do Estado de Rio de Janeiro’, cuja missão é manter proximidade com as cidades fluminenses e compartilhar projetos bem sucedidos por meio do programa ‘Construindo Cidades Resilientes MCR2030 nas Américas e Caribe’.
Seis municípios apresentaram projetos de sucesso, entre eles estava o da Guarda Mirim Ambiental de Macuco, que oferece a jovens entre 14 e 17 anos conceitos básicos de cidadania visando à promoção de valores sociais, econômicos, culturais e ecológicos, além de ensinar noções sobre meio ambiente, educação, esporte, primeiros socorros e combate a incêndios. Após um curso preparatório, os jovens são encaminhados à Prefeitura e Câmara Municipal para exercitar suas responsabilidades como cidadãos.
Além de Macuco, exibiram ações Petrópolis, Mesquita, Nova Iguaçu, Quissamã e Niterói, que acompanharam exposições de Johanna Granados (do Escritório Regional da UNDRR para Américas e Caribe) e Clément da Cruz (consultor técnico da MCR2030). Outro destaque foi a Defesa Civil Estadual (SEDEC), que apresentou temas como SIGRE, PRODEC, Rede Salvar, Ágora e Cemaden-RJ. “A SEDEC agora buscará operacionalizar junto aos municípios as capacitações da MCR2030 tratadas durante o evento”, colocou o Tenente Watanabe, promotor estadual para a iniciativa MCR2030.