Guarda Mirim de Macuco vive dia de bombeiro em visita ao Quartel

Considerado um dos projetos sociais mais bem-sucedidos da região, a Guarda Mirim Municipal de Macuco segue ampliando os horizontes de jovens entre 12 e 17 anos. Coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, o projeto proporciona aprendizados essenciais para a vida e o futuro profissional dos participantes, além de oferecer às famílias a tranquilidade de vê-los trilhando caminhos promissores. Após a recente formatura, os integrantes continuam adquirindo conhecimentos, atuando em diversos setores da Gestão Municipal.

Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, o grupo de jovens da Guarda Mirim teve a oportunidade de vivenciar de perto a rotina do Corpo de Bombeiros Militar. A visita ao 6° GBM, em Nova Friburgo, foi agendada a pedido da prefeita Michele Bianchini, que articulou a atividade junto ao Comando do Batalhão de Bombeiros. Durante a experiência, os participantes foram acompanhados pelo subsecretário de Segurança Pública, Tenente Gonçalves – representando o titular da pasta, Capitão Jocélio Bezerra – e pelo instrutor Raul Carapeba.

A programação incluiu uma detalhada instrução de combate a incêndio, permitindo que os jovens simulassem diversas situações enfrentadas pelos bombeiros no dia a dia. Essa vivência prática reforçou a importância da preparação técnica e da coragem necessárias para atuar em emergências. O aprendizado foi intensificado com orientações sobre medidas preventivas e protocolos de segurança, despertando ainda mais o interesse dos participantes pelo trabalho realizado pela corporação.

Para encerrar a visita com chave de ouro, a Guarda Mirim fez uma apresentação especial aos anfitriões do 6° GBM. Com disciplina e entrosamento, os jovens demonstraram sua evolução por meio de uma exibição de ordem unida e cantos militares, enaltecendo os valores de respeito, hierarquia e compromisso, que são pilares do projeto. A experiência reforçou o impacto positivo da iniciativa na formação dos futuros cidadãos macuquenses.

 

A vivência prática reforçou a importância da preparação técnica e da coragem necessárias para atuar em emergências.
O aprendizado foi intensificado com orientações sobre medidas preventivas e protocolos de segurança

Ver anterior

Cerca de 800 micros e pequenas empresas receberão capacitação gratuita do Sebrae Rio

Ver próximo

Estados e municípios devem partilhar R$ 35,5 bi em 2025 em salário-educação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!