Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O major Miguel Morone, guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Rio, é bicampeão mundial de corrida. Ele venceu, neste domingo (30 de julho), a Meia Maratona dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros (World Police and Fire Games 2023), que acontecem em Winnipeg, no Canadá.
O militar completou os 21 quilômetros do percurso em 1 hora e 8 minutos e 9 segundos, ficando a apenas 10 segundos do recorde mundial. Ele conquistou o primeiro lugar geral, na categoria e por equipes, garantindo três medalhas de ouro para o Brasil.
Experiente neste tipo de prova, que exige preparo físico, determinação, foco e garra, o major Morone repetiu o resultado de 2022, quando também alcançou o lugar mais alto do pódio nesta modalidade.
– O Corpo de Bombeiros é um orgulho para o estado do Rio de Janeiro. Além de se lançarem corajosamente em emergências, arriscando as próprias vidas, esses heróis também nos enchem de alegria e bons exemplos, como as conquistas do major Miguel Morone no Canadá, que ganhou três medalhas de ouro apenas nessa edição da competição. É uma honra tê-lo na nossa corporação! Meus parabéns e incentivo a todos os nossos atletas em Winnipeg – parabenizou o governador, Cláudio Castro.
Excelência
Morone conquistou o primeiro ouro do CBMERJ nesta edição da competição, uma das maiores do mundo, ficando atrás somente dos Jogos Olímpicos, e que este ano reúne mais de 8.500 membros das Forças de Segurança e Defesa Civil de 50 países. No sábado (29 de julho), o capitão Anndrio Couto já havia levado o bronze na disputa do circuito de ciclismo dos Jogos.
Ao todo, onze atletas do CBMERJ estão representando o Brasil no Canadá. A corporação vai participar de cerca de 50 provas, em modalidades como ciclismo, natação, atletismo (lançamento de dardo, arremesso de peso e salto em altura), meia maratona, triathlon, além de provas de habilidades profissionais, que simulam atividades operacionais desempenhadas pelos bombeiros, como o Muster, o Stair Race e o Ultimate Firefighter.
– Os resultados nos orgulham e inspiram. Estamos no caminho certo. O condicionamento físico é primordial para o sucesso da missão, seja no esporte ou no serviço operacional – disse o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.