Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Hemocentro Região Serrana, que fica no Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, está precisando de doadores de sangue para estabilizar o seu estoque, que está baixo. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min.
A condição básica para que uma pessoa possa fazer uma doação de sangue é bem simples. De acordo com a Rita Motroni, diretora do Hemocentro, os doadores têm de ter idade entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50kg, ter repousado, no mínimo, seis horas antes da doação, não ser usuário de drogas, não estar grávida ou amamentando, não ter se relacionado sexualmente com pessoas portadores de DST/Aids e não estar gripado.
O famoso jejum, nesse caso, não é necessário, devendo o doador, apenas, não ter ingerido alimentos gordurosos três horas antes. Esses alimentos, que podem atrapalhar os índices de gordura, são o leite, a manteiga, o queijo, o presunto, os ovos, entre outros.
A documentação exigida para a doação é a oficial e que identifica o cidadão, como RG, carteira de trabalho, carteira de motorista, certificado de reservista ou passaporte.
A doação de sangue é um ato voluntário e uma caridade. Ao doar sangue, cada bolsa corresponde a quatro subprodutos que serão utilizados pelo hospital e que podem fazer a diferença em salvar vidas.