A história por trás da antiga ‘cidade das pirâmides’, em Nova Friburgo

Casas em formato de pirâmides ainda instigam curiosos que visitam o local atualmente. Foto: Reprodução/Rosalvo Tavares

 

Repleta de história, misticismo e lendas urbanas, a antiga “cidade das Pirâmides”, em Nova Friburgo, ainda instiga moradores e visitantes que passam pela Região Serrana do Rio. A antiga comunidade, situada no distrito de Lumiar, ficou conhecida por se resguardar em meio a zona rural da cidade, nos anos de 1990 e 2000. Na ocasião, a passagem do ano causou medos e fantasias em boa parte da população mundial, o que levou também à criação do povoado antigo.

Segundo curiosos e alguns friburguenses, a cidade das Pirâmides foi criada por um grupo de pessoas que acreditavam que o mundo iria acabar com a virada dos anos 2000. Na época, muitas pessoas pensavam que o isolamento no local garantiria proteção e a possível “salvação da morte”. A região comportava 4 templos, 1 castelo e cerca de 50 casas. Muitas construções, aliás, também tinham um elevado padrão e mobília de excelente qualidade.

 

Casas e tempos da antiga “cidade das pirâmides" eram muito bem mobiliadas e possuíam elevado padrão. Foto: Reprodução/Rosalvo Tavares
Casas e tempos da antiga “cidade das pirâmides” eram muito bem mobiliadas e possuíam elevado padrão. Foto: Reprodução/Rosalvo Tavares

 

Acredita-se que a cidade das pirâmides também foi criada para ser um ambiente de canalização de energias positivas, sem a interferência do mundo exterior. A fortaleza foi construída em uma região de florestas e montanhas, a fim de garantir o total isolamento social. Segundo moradores de Nova Friburgo, as ruas da velha cidade ainda possuíam nomes peculiares e muitas casas tinham teto em formato de pirâmides.

Atualmente, a região que abrigava a antiga cidade deu lugar a uma “cidade fantasma”. Acredita-se que boa parte dos antigos moradores já faleceram ou se mudaram para outros municípios, devido à distância do local com o centro de Nova Friburgo. De acordo com o youtuber e aventureiro, Rosalvo Tavares, que esteve no local em 2021, o espaço hoje em dia está completamente abandonado, e possui uma energia difusa, “entre negativa e positiva”.

Ainda de acordo com Rosalvo, todas as casas que ainda estão de pé na cidade estão vazias e cercadas de cipós, árvores e plantas. O youtuber conta também que o local, com o passar do tempo, acabou sofrendo muitos danos estruturais e alguns furtos por falta de segurança.

Por fim, apesar de todo o misticismo e curiosidade que a antiga cidade ainda causa a curiosos e historiadores, atualmente o espaço encontra-se fechado para a visitação. As antigas construções só podem ser visitadas com autorização prévia, já que o local pertence a uma propriedade particular.

Ver anterior

Prefeituras partilham cerca de R$ 7,3 bi no primeiro repasse de novembro do Fundo de Participação

Ver próximo

Candidatos a motorista ganham mais um ano de prazo para tirar a CNH

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!