Histórias de sucesso: conheça as empresas mais antigas da região

Histórias de sucesso: conheça as empresas mais antigas da região

Inovação, produtos e serviços de qualidade, excelente equipe de colaboradores e líderes: são muitas as iniciativas que fazem uma empresa crescer e ter sucesso no mercado. No entanto, no Brasil, são poucos os empreendimentos que possuem tradição e ultrapassam mais de 80 anos de existência.

Na região serrana do Rio, existem alguns nomes que fizeram (e fazem) história e possuem grande tradição, como a Oficina Mecânica Industrial Santa Luzia, a Cooperativa de Macuco, a Rede Superthal, e o Posto Waltar. Cada uma das empresas, com sua particularidade e excelente trabalho, continua exercendo, atualmente, grande importância para o mercado e para a economia local.

 

Oficina Mecânica Industrial Santa Luzia – 81 anos

A Oficina Mecânica Industrial Santa Luzia, da cidade de Cordeiro, iniciou as suas atividades no ano de 1943 como Ferraria e teve como fundador Francisco Pimentel da Silva. No ano de 1949, a empresa ampliou seus serviços adquirindo novas máquinas importantes para o setor, como torno mecânico. Em 1966, passou a utilizar uma nova razão social: “Oficina Mecânica Santa Luzia”. Em 1982, a organização construiu um novo galpão industrial, com área de 2170 m², o que representou a abertura para novas conquistas. Atualmente, a empresa atende a fábricas de grande porte do polo cimenteiro e a outras indústrias menores da região.

A principal missão da Mecânica Santa Luzia hoje é “fabricar equipamentos mecânicos, estruturas e componentes de aço e prestar serviços de manutenção e reparo em equipamentos industriais com atendimento personalizado, preço justo e rapidez, oferecendo soluções de excelência às empresas da região sudeste do Brasil.”

 

Oficina Mecânica Industrial Santa Luzia - 81 anos
Oficina Mecânica Industrial Santa Luzia – 81 anos

 

Cooperativa de Macuco – 85 anos

A Cooperativa de Macuco também é uma empresa com tradição no interior do Rio, sendo uma das poucas cooperativas em atividade atualmente na região. Ela foi fundada em 1939 por pequenos produtores locais, e se desenvolveu ao longo dos anos buscando priorizar a alta qualidade dos seus produtos. De acordo com a empresa, sua história é feita de “décadas de trabalho duro, dedicação e busca pelo sabor mais puro e autêntico” dos produtos à base de leite, como doce de leite, requeijão e manteiga.

A sua tradição é tão grande que o município do Macuco, onde está situada uma de suas unidades, é considerada a “capital do leite do Estado do Rio de Janeiro”. O título foi dado através de uma lei de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), sancionada em 2016. A empresa também gera para a região mais de 250 empregos diretos, possui cerca de 1.100 associados e 1.800 produtores ativos, considerando as associações de produtores. A Macuco ainda é responsável pela coleta de leite em 27 municípios fluminenses.

De acordo com a empresa, é seu objetivo “satisfazer a exigência das famílias brasileiras, oferecendo produtos que todo mundo gosta”, além disso, a Cooperativa se compromete em sempre “cuidar de todos os detalhes, da fazenda até a mesa, para levar todos os dias alimentos saudáveis, saborosos e com qualidade”.

 

Cooperativa de Macuco - 85 anos
Cooperativa de Macuco – 85 anos

 

Rede Superthal – 111 anos

A Rede Superthal começou a sua história em 1913 e completa este ano 111 anos de existência. A Casa Erthal, como era chamada antigamente, iniciou suas atividades em 11 de janeiro de 1913 e realizava, inicialmente, a comercialização de tecidos, seda, chapéus, artigos de armarinho, mercearia, ferragens, entre outros. De acordo com a organização, sete irmãos fundaram a Rede: Dionysio, Ernesto, Virgílio, Alfredo, Acylino, Sebastião e Gilberto Erthal.

A Rede Superthal tem como diferencial o fato de que desde que foi criada, ela sempre esteve com a família Erthal, embora, no decorrer dos anos, tenha trazido para seu quadro societário pessoas que não eram da família, mas faziam parte do quadro de funcionários. Desde 1981, Luiz Felipe Erthal assumiu a presidência do grupo, que já teve como sócio seu pai, Edgar Erthal e o tio, Nilton Erthal.

Atualmente, a Rede Superthal possui lojas em Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo e Bom Jardim, oferecendo produtos de qualidade e excelente preço. Com o objetivo de comemorar os seus 111 anos, a empresa está realizando uma promoção de aniversário, e ainda uma programação especial em cada município que atua. As informações das festividades podem ser conferidas no Instagram, através do @redesuperthal.

 

Rede Superthal - 111 anos
Rede Superthal – 111 anos

 

Posto Waltar – 95 anos

O Posto Waltar completou, em maio deste ano, 95 anos de história e também é uma das empresas mais antigas. O primeiro carregamento de gasolina ocorreu em 10 de maio de 1929, da empresa Standart Oil Of Brazil para a empresa construída por Walter Ferreira Tardin, ainda na cidade de Cambuci.

No município de Cambuci, no noroeste do estado, a empresa se chamava Walter Tardin & Cia Ltda. Depois da transferência para Cantagalo, funcionou até o ano de 1970. Em 1964, foi inaugurada a Waltar com a colaboração de Waltinho Tardin e, mais tarde, em 1980, com Marquinho Tardin. Atualmente em Cordeiro, o Posto Waltar está na sua quarta geração, com Vitor Tardin dando continuidade ao trabalho.

 

Posto Waltar - 95 anos
Posto Waltar – 95 anos

Ver anterior

População do Brasil chega a 212,6 milhões em 2024 com crescimento acelerado

Ver próximo

Polícia Federal investiga suspeitas de fraudes na transferência de títulos de eleitor

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!