Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No último dia 21 de dezembro, o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, afirmou em suas redes sociais que o Hospital de Oncologia Francisco Faria, está com 50% de suas obras concluídas. A notícia foi contada através de um vídeo em que o gestor visita e acompanha os principais serviços que estão sendo realizados no local.
Segundo o prefeito, o atendimento da unidade hospitalar será regional e irá beneficiar não apenas os moradores de Nova Friburgo, mas de outras cidades da região. A expectativa é que a obra, com orçamento de cerca de R$ 51 milhões, seja finalizada ainda no primeiro semestre de 2023.
Johnny Maycon afirmou também que o espaço será moderno e bem equipado, com 58 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva e 48 de enfermaria. Além disso, o hospital contará com consultórios, laboratórios, centro cirúrgico, estacionamento e espaço para lazer.
Recentemente, em novembro deste ano, o vereador José Roberto Pacheco Folly também visitou o local de construção do Hospital para verificar o andamento das obras na unidade. Na ocasião, o vereador já havia afirmado que as obras estavam avançadas, e com certeza serão entregues já no próximo ano.
O Hospital do Câncer
O Hospital de Oncologia Francisco Faria está localizado no bairro Ponte da Saudade, em Nova Friburgo. A unidade terá 58 leitos de enfermaria e 10 de UTI exclusivamente para o tratamento oncológico. A unidade também contará com consultório de triagem, 2 leitos de estabilização, 5 leitos de urgência referenciada, serviços de imagem, consultórios ambulatoriais, fisioterapia e quimioterapia.
Em outubro deste ano, as intervenções que estão sendo realizadas pela Secretaria estadual de Infraestrutura e Obras (Seinfra) já haviam alcançado 20% de conclusão no local. Na época, foram realizadas obras de recuperação do telhado de um dos pavilhões do hospital, serviços de pintura, recuperação das redes hidrossanitária e elétrica, execução de alvenaria e emboço, além da instalação de piso do estacionamento.
Com investimento esperado de R$ 50,6 milhões, a nova unidade irá atender os pacientes oncológicos de Nova Friburgo e também pessoas de outras cidades próximas. É esperado que o hospital possa solucionar a necessidade de quem atualmente precisa se deslocar até as cidades do Rio de Janeiro e Teresópolis, para se submeter a tratamentos, como quimio e radioterapias. A viagem, segundo os pacientes do município, é longa e muito exaustiva, o que não colabora para a realização de um tratamento efetivo.