Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Nova Friburgo foi uma das cidades selecionadas para receber um hospital de campanha para tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus. De acordo com o Governo do Estado, o município receberá 100 leitos. Segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, o local escolhido para a instalação dessa unidade é o Ginásio Esportivo Frederico Sichel, no Prado.
A previsão é de que todos os hospitais de campanha que serão montados pelo Estado estejam prontos até o fim deste mês de abril. Além de Nova Friburgo, cidades como Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu também terão hospitais de campanha, com 100 leitos cada.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, as cidades selecionadas para participar da ação são consideradas áreas estratégicas para acolher quem precise de internação. Ainda segundo Edmar Santos, Nova Friburgo deverá ser a primeira cidade do interior a receber a implantação do hospital de campanha, seguida por Casimiro de Abreu e Campos dos Goytacazes.
As empresas contratadas para a instalação dos hospitais de campanha são as responsáveis também pela compra dos respiradores. Atualmente, o estado do Rio de Janeiro conta com 1.596 respiradores mecânicos. Para se ter uma ideia, se hoje tivessem 16 mil pessoas contaminadas pela Covid-19, o estado usaria a capacidade máxima desse total de respiradores.
“Hoje há dificuldade de comprar respiradores e alguns equipamentos. Por isso, é tão importante achatar a curva de contaminação e continuar o isolamento para que dê tempo para que os materiais cheguem, para que as estruturas sejam montadas e os testes sejam feitos na população”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos.
O prefeito Renato Bravo reiterou o pedido a população para que faça a sua parte na prevenção ao coronavírus. “É muito importante, neste momento, que todos sigam as orientações do Ministério da Saúde e das demais autoridades em saúde e evitem, ao máximo, a saída de suas casas, só em casos extremos. Embora a Prefeitura venha tomando importantes medidas no intuito de evitar contato entre pessoas, vemos que algumas ainda insistem em estar nas ruas. Sabemos que o momento é difícil, mas precisamos da união de todos para superarmos juntos este problema de alcance mundial”, declarou Renato.
Os leitos de campanha montados pelo Estado ficarão distribuídos da seguinte maneira: 400 no Complexo do Maracanã; 200 ao lado do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo; 200 no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias; 200 no Parque dos Atletas, em Jacarepaguá; 200 no terreno do 23º BPM, no Leblon; 500 em Nova Iguaçu; 100 em Campos dos Goytacazes, no Centro, próximo ao shopping; 100 em Nova Friburgo; e 100 no Hospital Regional Gélio Alves Faria, em Casimiro de Abreu.
Com essa e outras medidas, o governo espera implantar em todo o estado 3.360 leitos para tratamento de pessoas com sintomas da Covid-19.