Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Hospital de Cantagalo, único existente no município, de pouco mais de 20 mil habitantes, terá um montante de R$ 2,1 milhões este ano a título de subvenção social da Prefeitura de Cantagalo para garantir a assistência hospitalar. Os recursos serão repassados mensalmente, no valor de R$ 175 mil.
Frequentemente, o hospital enfrenta problemas financeiros, pois os repasses, em relação aos custos do sistema de saúde, ficaram defasados ao longo dos últimos anos. A intenção é que os recursos da Prefeitura possam assegurar a cobertura de boa parte dos custos, evitando o acúmulo de dívidas da unidade de saúde.
O repasse dos recursos foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, em sessão extraordinária. O convênio, que ainda será assinado entre o prefeito Saulo Gouvea (PT) e o hospital, prevê um sistema de cooperação mútua entre a entidade e o município. De acordo com Saulo Gouvea, como o município não conta com um prédio próprio para funcionamento do pronto-socorro municipal, que é previsto pela Lei Orgânica Municipal (LOM), o convênio com o hospital preenche essa lacuna, já que o atendimento de urgência funciona junto ao hospital.
O hospital fica obrigado a prestar contas dos investimentos à Prefeitura. Segundo a Secretaria Municipal de Governo e Planejamento, o impacto da medida já estava estimada na lei orçamentária deste ano, que prevê a destinação da verba mensal à entidade de saúde, que é uma unidade de filantropia sem fins lucrativos.
Até o final do ano passado, o administrador do hospital era Alan Barros, que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, ocupa a administração hospitalar da unidade a enfermeira Juliana Feijó. A provedoria continua com Carlos Teixeira Camacho, o Dinda.