Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Prefeitos da região conheceram o local no último dia 25 de julho
Uma visita ao local onde será construído o Hospital de Oncologia da Região Serrana reuniu, dia 25 de julho, diversas autoridades estaduais e municipais das principais cidades atendidas.
– Os secretários municipais de Saúde aqui presentes sabem que esse tem sido um grande desafio dentro de nossa estrutura de atendimento. Diversas vezes, temos sido obrigados a enviar pacientes para outros estados, especialmente para Juiz de Fora, por conta das limitações na capacidade de realização da radioterapia. Ao todo, no estado, temos 18 aceleradores lineares cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) e, aqui, em Nova Friburgo, nós teremos mais dois, e poderemos atender a 1.780 pacientes por ano – explicou a subsecretária estadual de Unidades Próprias, Ana Lúcia Eiras das Neves.
Este hospital será o segundo do estado, e o primeiro da rede estadual, dedicado à oncologia. “Para quem viveu de perto todo o drama de janeiro de 2011 e recebeu tantas críticas mal informadas desde então, a confirmação deste hospital é a realização de um sonho”, afirmou o secretário estadual de Governo, Affonso Monnerat.
Já o prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), lembrou a economia que o novo estabelecimento irá representar, ao reduzir ou eliminar a necessidade de viagens para tratamento, sem esquecer da redução no sacrifício imposto aos pacientes.
– Esse é um hospital que vai atender a toda a região e vai reduzir um pouco o sofrimento de todas essas famílias que vivem momentos tão difíceis em suas vidas. E vai trazer também economia aos cofres públicos, porque essas viagens representam um custo bastante significativo ao sistema de saúde. Agora, será possível aplicar esses recursos em outras áreas, como as Estratégias de Saúde da Família (SEF) –, garantiu o prefeito.
O presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), Ícaro Moreno Júnior, afirmou que a expectativa de duração da obra é de 450 dias. A estimativa é que o hospital seja inaugurado no fim do primeiro semestre de 2016. A cerimônia contou, ainda, com a presença do secretário estadual de Saúde, Marcos Esner Musafir, e vários prefeitos da Região Centro-Norte Fluminense.