De autoria do deputado Wanderson Nogueira, a Assembleia Legislativa aprovou nome do empresário friburguense
O governador do estado, Francisco Dornelles, sancionou a lei do deputado estadual Wanderson Nogueira (PSol), que concede o nome do Hospital do Câncer de Nova Friburgo de Francisco Faria ao empresário que construiu uma das maiores empresas do município.
Francisco Faria foi empresário, pai de quatro filhos e fundador de um dos maiores e mais bem sucedidos empreendimentos da região, a fábrica Stam. Ele começou a trabalhar cedo, logo alcançando sucesso em virtude do seu empreendedorismo. Hoje, o resultado desse sucesso se reflete em toda a comunidade local, sendo a referida empresa fundada por ele uma peça fundamental para a economia e para o desenvolvimento social da região.
Na busca pela concretização de seus sonhos, sua família leva seu nome através de um instituto que promove projetos sociais. O objetivo é proporcionar acesso à prática de atividades lúdicas, recreativas, culturais e educacionais de boa qualidade, associando sempre cultura, esporte e lazer como meio de inclusão social produtiva, orientação e desenvolvimento das potencialidades dos talentos, de forma a contribuir para o crescimento e desenvolvimento integral dos cidadãos moradores das comunidades no raio de atuação da instituição.
Para o deputado, homenagear o empresário é tornar público todas as suas ações para a sociedade. “Dar o nome de Francisco Faria ao Hospital do Câncer é reconhecer a atuação desta família, que sempre trabalhou pelo crescimento coletivo do município, da região e de todo o estado do Rio de Janeiro”, concluiu.
Francisco Faria faleceu no ano de 2006, e seu legado é mantido por seus filhos, que deram continuidade não apenas à Stam, mas, também, ao espírito solidário e de compartilhamento com a sociedade.
O Hospital do Câncer Francisco Faria está em fase de construção no bairro Ponte da Saudade, onde atenderá aos friburguenses e toda a população fluminense. A proposta é de que sejam realizadas cerca de 300 consultas por dia no ambulatório e aproximadamente quatro mil procedimentos cirúrgicos por ano.
O investimento é de R$ 48,6 milhões. A previsão é de que as obras fiquem prontas no segundo semestre deste ano.