Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Executivo Municipal de São Sebastião do Alto apresentou um projeto de Lei que visa criar a “Ala Pediátrica Jogador Vinícius Júnior”, nas instalações do Hospital São Sebastião. A iniciativa irá homenagear a história do jogador, que recentemente esteve atuando na Seleção Brasileira, na Copa do Mundo do Catar de 2022. O projeto também pretende ressaltar a importância do talento e humildade do atleta, que nasceu no hospital do município.
O projeto de Lei foi aprovado pela Câmara dos vereadores e sancionado pelo prefeito Alif Rodrigues da Silva. A iniciativa se tornou a Lei n.º 881, de 6 de dezembro de 2022, que já está em vigor, desde a data de sua publicação.
Segundo o projeto, a Ala Pediátrica está integrada às instalações da Associação Hospitalar de São Sebastião do Alto. O espaço conta com um centro cirúrgico de obstetrícia, uma sala de preparo para gestantes, uma enfermaria de gestantes, um berçário e duas enfermarias infantis.
Justificativas
O projeto que homenageia Vinícius Júnior considerou a história de sucesso do jogador, um dos titulares da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo deste ano. A homenagem também destacou o fato do esportista ter nascido no hospital São Sebastião, na sede do município, em 12 de julho de 2000, conforme mostram os registros locais.
“(A) iniciativa visa dar nome a Ala Pediátrica do Hospital São Sebastião e, ao mesmo tempo, homenagear uma das principais revelações do futebol mundial dos últimos tempos, sobremaneira, da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA do Catar 2022. O jogador Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior, mais conhecido por Vinícius Júnior, para outros Vini Malvadeza, ou mesmo Vini Júnior, cuja naturalidade é atribuída ao nosso município, São Sebastião do Alto. Mais especificamente, ao Hospital São Sebastião, localizado na sede do 1º distrito, pelas mãos do médico Doutor José Amarante Cunha, no dia 12 de julho de 2000, conforme comprovam os registros de nosso nosocômio”.
A nova lei também faz questão de ressaltar a origem humilde do jogador que, mesmo com dificuldades e obstáculos, não desistiu de seguir seus sonhos e perseverar em sua carreira profissional no futebol.
“Vale dizer que a origem humilde do ora homenageado não foi obstáculo para trilhar e vencer numa carreira concorridíssima, quase impossível para um menino pobre do interior, que se frise, é atualmente contratado pelo Real Madrid da Espanha, numa das maiores negociações da história do futebol mundial. (…) (A contratação) é a segunda maior do mundo para um jogador com menos de 19 anos, numa cifra de 45 milhões de euros, só ficando atrás do Neymar Júnior”.
O projeto ainda considerou o importante apoio que Vinícius Júnior recebeu de sua família durante a sua criação. O fato do jogador ter importantes iniciativas sociais na atualidade também motivou a referida homenagem.
“(É) importante ressaltar que o sucesso da carreira, que enche de orgulho nossa população, é mero reflexo de sua exemplar criação, do exemplo de sua família, da perseverança e da humildade que sempre pautaram seus passos. Brilhantismo, que não se restringe às quatro linhas do campo, pois é visto que o nosso Vinícius Júnior encabeça vários projetos sociais, dentre outros, o Centro de Tecnologias Educacionais de Base, um polo de inovação tecnológica voltado a professores, gestores e alunos de escolas públicas, destinados a todo país (…)”.