Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Município começa a implementar, na prática a Lei Geral, que tem como objetivo desenvolver e garantir estabilidade aos pequenos negócios no município
No último dia 11 de outubro, aconteceu a I Audiência Pública de Micro e Pequenas Empresas de Carmo. O prefeito César Ladeira (PT) iniciou a solenidade apresentando a parceria da Prefeitura com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e, novamente, firmou seu apoio e incentivo às micro e pequenas empresas, relembrando o que elas representam para o município, os empregos e a renda que elas geram na cidade. O prefeito também convidou a população para a inauguração da Sala do Empreendedor, que acontecerá em novembro.
Segundo a mediadora da mesa, Raquel Mattos Stumm, que é analista do Sebrae-RJ, o município de Carmo possui, hoje, 870 empresas, sendo que a metade desse número são micro empreendedores individuais. A analista também firmou a importância do apoio da Prefeitura para atuação do Sebrae na cidade. Informou que acontece um plantão quinzenal, quando uma consultora do Sebrae fica na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo para atender aos pequenos e micro empreendedores da cidade.
O artigo 1°, da Lei Municipal n° 1.666, de 12 de agosto deste ano, institui o ‘Dia Municipal da Micro e Pequena Empresa’ e que tem como objetivo dar visibilidade às ações dos governos federal, estadual e municipal de forma que fomentem o empreendedorismo no município. O autor dessa lei é o vereador e professor João Armando (PT), que também esteve presente à mesa participando ativamente da audiência.
Outro componente da mesa foi o secretário Geral do município, Ozéas Ramos, que vem participando da implantação do programa que o Sebrae está fazendo na cidade. Também informou os cursos gratuitos que o Sebrae oferece na cidade com apoio da Prefeitura de Carmo.
Do próximo dia 3 até o dia 7 de novembro, acontecerão cinco cursos com duração de 3 horas cada um. Os cursos acontecem na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e são totalmente gratuitos. É o programa SEI (Soluções para o Empreendedor Individual), do Sebrae, que aborda temas básicos para gestão e fortalecimento dos negócios do empreendedor individual. Os temas são sobre venda, compra e planejamento.
Também estiveram participando da mesa o secretário de Agricultura, Armando José Monteiro, e os empresários Josemar Tostes Poly e Vicente Gomes, que contaram suas experiências.